Gmail: utilizadores começam a receber novo design baseado no Material You

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Tal como a Google deu a conhecer no início deste mês, o Gmail vai receber um novo design inspirado na filosofia Material You. Trata-se de mais uma manobra para uniformizar a aparência de todos os serviços oferecidos pela gigante americana.

Após o seu anúncio, é agora tempo de começar a disponibilizar a nova aparência do Gmail versão web para todos os seus utilizadores. Mudança que irá acontecer no decorrer das próximas semanas.

Gmail será a porta para vários serviços de comunicação da Google

As novidades foram apresentadas no blog oficial da Google. Aí, a empresa americana sublinha que as alterações que pretende implementar visam transformar o Gmail numa plataforma que reúne vários serviços de comunicação oferecidos pela empresa.

Essa será uma das principais novidades do novo Gmail, trazendo para a lateral esquerda atalhos para o Gmail, Chat, Spaces e Meet. Com um simples clique, os utilizadores poderão saltar rapidamente para o serviço que mais lhe convier.

Este é um reflexo dos efeitos da pandemia e da popularização do teletrabalho. Uma necessidade constante de entrar em chamadas de vídeo ou estar em contacto escrito permanente com os colegas de trabalho.

Gmail

Os primeiros utilizadores a dar conta desta novidade serão aqueles que já ativaram a sua conta no Chat. Ainda assim, no decorrer das próximas semanas, mais utilizadores do Gmail serão brindados com o novo design concebido para este serviço.

Nota-se ainda que o novo design trocará o tradicional fundo branco do Gmail por um fundo azul. Os vários elementos e caixas de texto contarão agora com cantos arredondados inspirados pela filosofia de design Material You lançada no Android 12.

São pequenos detalhes que oferecerão a este popular serviço de email uma estética mais elegante e mais atual. Será uma das mais importantes alterações de design operadas no Gmail nos últimos anos e os utilizadores ficarão certamente satisfeitos.

Mais facilidade para encontrar os emails que procuras

Além das alterações visuais, o novo Gmail repensou os filtros da caixa de entrada. No canto superior direito existirá um botão que trará automaticamente vários filtros que podes aplicar à caixa de pesquisa do Gmail.

Os filtros serão os mesmos que já existem, mas agora poderão ser selecionados mesmo antes de inserir os termos que pretendes procurar. Será, segundo a própria Google, uma forma ainda mais simples e eficaz de encontrar aquilo que procuras.

A Google anuncia ainda que, até ao final de 2022, vai melhorar a experiência Gmail para os tablets. Entre as novidades, a empresa destaca a disponibilização de novos emojis e nova opções de acessibilidade.

O novo design que agora é dado a conhecer será facultativo. Isto significa que os utilizadores poderão permanecer com a aparência atual se assim o preferirem.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.