Google Maps com funcionalidades que vão agradar a todos os utilizadores

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O Google Maps está a receber uma mão-cheia de novas funcionalidades que vão agradar aos utilizadores que andam de carro, a pé ou de bicicleta.

A aplicação vai disponibilizar vistas aéreas de 100 pontos de referência populares em todo o mundo, informação detalhada para ciclistas e ainda tem novidades na partilha de localização.

Google Maps com vistas aéreas de 100 pontos de referência mundiais

Google Maps
Google Maps tem novidades na funcionalidade de partilha de localização Crédito@Google

A Alphabet escolheu o blog do Google para anunciar uma nova série de recursos que a aplicação Google Maps está agora a receber. As novidades são muitas e vão ser úteis a todos aqueles que andam a pé, de carro e também de bicicleta.

De forma a disponibilizar um modelo digital melhorado de edifícios e ruas em todo o mundo, o Google Maps conta agora com vistas aéreas fotorrealistas de cerca de 100 pontos de referência mundiais. Aqui incluem-se pontos de interesse de Londres, Nova Iorque, Tóquio, Barcelona, entre outras cidades turísticas.

Este recurso representa a primeira fase para o lançamento de visualização imersiva que a gigante de pesquisas revelou no seu evento I/O que decorreu no passado mês de maio.

Na prática, a funcionalidade conjuga o modo Street View com as referidas imagens aéreas e ainda alguns "pozinhos" de visão computacional e Inteligência Virtual para disponibilizar um modelo digital de um mapa virtual.

Basta que os utilizadores pesquisem um ponto de referência no Google Maps, naveguem até à secção Fotos para ter acesso a uma vista aérea desse mesmo ponto. A empresa salienta que também fornece imagens de bairros, restaurantes, entre outros para uma experiência verdadeiramente imersiva.

Quem anda de bicicleta também tem novidades no Google Maps

A Google anunciou também recursos avançados para a navegação de ciclismo. Agora, o Google Maps vai fornecer informação mais detalhada sobre o percurso da viagem, como por exemplo tráfego de veículos pesados e aproximação de uma zona íngreme ou com escadas.

Por outro lado, também a partilha de localização tem novidades. A partir de agora é possível enviar e receber notificações de chegada e de partida de um determinado local, utilizando a partilha de localização.

Mas atenção as notificações só podem ser enviadas ou recebidas por alguém com quem o utilizador já tenha partilhado a sua localização e vice-versa.

Destaque-se ainda que a Google está a lançar, a nível global, os novos recursos, tanto para equipamentos Android como iOS.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt