Gmail vai em breve corrigir os teus erros gramaticais em tempo real

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Google vai em breve introduzir no Gmail capacidades de correção de discurso e gramática. O objetivo é que possas redigir emails rapidamente e com confiança de que não cometes nenhum erro.

Enquanto escreves a tua mensagem, o Gmail vai usar inteligência artificial para te dar sugestões de discurso. Além disso, conseguirá detetar potenciais problemas de gramática. Para os erros mais comuns, haverá autocorreção à medida que escreves.

Esta funcionalidade já foi adicionada este ano ao Google Docs, e chega agora ao email mais famoso do mundo. Se errares no tempo verbal, ou te esqueceres de um acento, esse problema será resolvido com estas funcionalidades.

Para utilizadores de mobile, este tipo de funcionalidade é bastante comum nos teclados. No entanto, é bastante incomum vemo-la em desktop, pelo que será certamente bem recebida para quem escreve muitos emails a partir do computador.

Quando vai chegar a atualização

Estas novas funcionalidades vão chegar aos utilizadores do G Suite (para empresas) em meados de setembro. Não foi anunciado pela Google quando ficarão dispositivos para todos os utilizadores, mas a empresa não tem por hábito demorar a “soltar” estas funcionalidades para todos.

Quando ficar disponível para o utilizador comum, certamente teremos de esperar algum tempo até que fique disponível em português. Este é o tipo de funcionalidade que poderá ser desativada, mas que certamente todos quererão ter por perto na hora de enviar um email.

Editores 4gnews recomendam:

  • Siri e Google Assistant são mais inteligentes que a Alexa, segundo pesquisa
  • Google levará mais tempo a analisar uma app antes de a colocar na Play Store
  • Google lança Socratic, o teu auxiliar de estudo pessoal
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.