Gearbest - Email e Passwords de utilizadores caem na Internet

Daniel Pinto
Daniel Pinto
Tempo de leitura: 2 min.

A Gearbest é provavelmente um dos maiores websites de compras online do mundo. Uma plataforma de vendas cada vez mais popular. Só em Portugal, segundo Vota nos prémios 4gnews! “Melhor Smartphone do Ano, Marca Revelação e Melhor Design”

O resultado? A Gearbest é simplesmente um dos websites que cresceu de forma mais acentuada, inacreditável até. O forte marketing (publicidade e divulgação) em Portugal e no Brasil fizeram com que o hábito de comprar "na China" tenha sido rapidamente adotado. Os preços baixos também deram uma forte ajuda.

Mas os serviços online tem um problema. Podem ser "hackeados", pirateados, remotamente acedidos, como preferires. Ora, ao que parece tal aconteceu a uma boa quantidade de utilizadores deste gigante website.

Foram centenas de email's, passwords e moradas dos consumidores da Gearbest. Todos eles foram expostos na Internet e há pouco a fazer se não mudares de imediato todas as tuas palavras-chave ou palavra passe. Quem te avisa teu amigo é.

Passo a vida a referir para teres uma pass para cada website. Aliás, eu vou um pouco mais longe. Tenho emails para comprar, para marketing e para tarefas importantes do dia-a-dia. Há medida que aumenta o tráfego, o volume de vendas e capitais envolvidos mais apetecível se torna certa plataforma para todos os meliantes.

Gearbest ainda não deu uma resposta oficial à situação

A lista de centenas de utilizadores foi exposta na internet durante várias horas. Contudo, foi preciso um utilizador no Reddit reparar que a sua conta estava presente para que esta informação fosse revelada para o mundo. O cenário não é nada animador.

O utilizador referiu que contactou os serviços da Gearbest para que esta informação fosse imediatamente retirada. Contudo, os emails e passwords estão guardados na memória cache da Google (link não publicado por motivos de segurança dos utilizadores afetados). Isto significa que, assim sendo não há muito que a loja asiática possa fazer.

Uma das soluções seria barrar a conta de todos os utilizadores em que as contas são reveladas de forma a evitar possíveis fraudes. Estes email's e passwords dão acesso à conta do utilizador no website Gearbest. Em suma, são todas as ferramentas de que necessitas para controlar totalmente a conta de utilizador.

A partir deste momento, uma pessoa mal intencionada pode simplesmente fazer compras com os dados já guardados no website e encaminhar para outra morada. Caso o utilizador utilize apenas uma password para as contas de email, Paypal, Amazon... Podes imaginar o enorme problema que aqui se afigura.

Esta situação chegou à nossa redação através de uma denúncia feita pelo utilizador Miguel Carvalho do grupo Xiaomi Portugal, a maior comunidade no Facebook dedicada a esta marca asiática. Tenho de admitir que foi provavelmente a publicação, não relacionada com Xiaomi, mais relevante naquele grupo até então.

Já contactamos os mecanismos de Relações Públicas da Gearbest de forma a obter uma resposta oficial sobre a situação. Entretanto, por favor muda imediatamente a tua password (palavra passe) em tudo quanto é sitio!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Apple admite que a lentidão sentida no iPhone antigo é intencional

Samsung Galaxy S9+ já revelou algumas características e especificações

Google Play Store já recebeu o Gunstar Heroes Classic da SEGA