game-of-thrones-april_612x380

A pirataria é um fenómeno que assombra os conteúdos multimédia e muitas outras áreas. Contudo as mais mediatizadas são sem dúvida as áreas multimédia, muito pela luta que vamos assistindo entre as associações que lutam pelo direitos dos autores e os que se dedicam a contorná-los.

Como não poderia deixar de ser, o mundo das séries não é imune a este fenómeno e dada a sua popularidade, todos os anos é elaborado um relatório das séries mais pirateadas. Pelo quarto ano consecutivo Game of Thrones lidera esta tabela, com o seu season finale a ser descarregado 14,4 milhões de vezes.

   

series_pirateadas

Estes são sem dúvida números impressionantes, principalmente quando comparados com os 6,9 milhões de downloads registados para The Walking Dead, que se encontra na segunda posição da tabela revelada. O TorrentFreak, autor destes dados, estima que o número de pessoas que descarregaram o último episódio da quinta temporada de Game of Thrones, seja o dobro daqueles que visualizaram o mesmo na televisão americana.

Há ainda a salientar que estes dados contemplam apenas os downloads feitos por intermédio do protocolo torrent, deixando completamente de lado quaisquer outros serviços piratas de streaming.

A popularidade que Game of Thrones foi ganhando ao longo destes cinco anos são uma das justificativas para estes números. Por outro lado, a demora de alguns países em transmitir os mais recentes episódios da série são também uma forte razão para recorrer à pirataria. No caso de Portugal, e para quem não souber, o canal SyFy costuma transmitir a série com diferença de 24 horas para os EUA.

Talvez queiras ver:

😉