Galaxy S23 Ultra: o primeiro smartphone Samsung com super sensor de 200 megapixéis

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

São cada vez mais fortes e numerosos os rumores que apontam para que o Galaxy S23 seja o primeiro smartphone Samsung com um sensor de 200 megapixéis.

Ao que tudo indica, depois de três gerações de Galaxy S com 108 megapixéis, a gigante sul-coreana vai dar o salto há muito esperado pelos utilizadores.

Samsung pede a fornecedores para trabalhar em componentes para um sensor de 200 megapixéis

Samsung Galaxy S22 Ultra
Sucessor do Samsung Galaxy S22 Ultra (aqui na imagem) pode integrar novo sensor Samsung com 200 megapixéis Crédito@Samsung

O rumor de que o próximo flagship Galaxy S23 terá um super sensor de 200 megapixéis não é novo. Mas, na realidade, são cada vez mais as fontes que indicam que a próxima geração de topo da Samsung vai incluir (finalmente) o tão ansiado sensor.

Agora o site ETNews está a avançar que a Samsung Electronics informou os seus fornecedores de que o Galaxy S23 Ultra terá 200 megapixéis e pediu para que estes começassem a trabalhar em componentes para o referido sensor.

De imediato, várias vozes garantiram que após três anos com o mesmo sensor, a Samsung ia dar o salto na contagem de megapixéis. Parece que é desta vez que a gigante sul-coreana vai fazer uso de um dos sensores de 200 megapixéis, produzidos por si.

Recorde-se que a marca desenvolveu e fabrica o sensor ISOCELL HP1 presente no Motorola X30 Pro, o único smartphone disponível no mercado a fornecer imagens de 200 megapixéis.

Entretanto, no início do verão a Samsung apresentou oficialmente o sensor ISOCELL HP3 que conta com a mesma resolução, mas está equipado com mais tecnologia para otimizar a captação de imagens.

Mas qual a razão que levou a Samsung a saltar uma geração nos seus sensores? De acordo com alguns rumores, o modelo ISOCELL HP2 existe, mas a marca reservou-o para o Galaxy S23 Ultra, sendo que terá algumas especificações diferentes dos seus congéneres HP1 e HP3.

Motorola X30 Pro equipado com o sensor Samsung ISOCELL HP1

Para já, o único modelo disponível no mercado que fornece uma resolução de 200 megapixéis é o Motorola X30 Pro que está equipado com o sensor ISOCELL HP1 da Samsung.

De acordo com a marca sul-coreana, este sensor tem um tamanho de 1/1,22 polegadas e utiliza binning de 16 em 1 pixéis para otimizar os detalhes nas imagens captadas. Por sua vez, a tecnologia Chameleon Cell integrada permite que o utilizador escolha entre usar layouts de dois por dois, quatro por quatro ou pixéis completos nas suas fotos.

O sensor conta ainda com o foco automático Double Super PD, ao qual a Motorola juntou estabilização ótica de imagem para que as fotos e o vídeo 8K a 30 frames por segundo sejam fluidos e detalhados.

A complementar o super sensor primário de 200 megapixéis do novo modelo Motorola está um sensor ultrawide de 50 megapixéis com um ângulo de 117 graus e um sensor telefoto de 12 megapixéis com zoom ótico de 2x.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt