Fundador da Wikipedia cria alternativa ao Facebook e Twitter. Mas vais ter de pagar

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O co-fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, continua o seu combate contra as fake news, e agora criou uma plataforma que pretende concorrer com o Facebook ou o Twitter. A WT:Social destaca-se por não ter anúncios, isto porque pretende ser financiada com doações.

Jimmy Wales afirmou, ao Financial Times: “O modelo de negócio das empresas de redes sociais, de puros anúncios, é problemático. “O que acontece é que o grande vencedor é o conteúdo de baixa qualidade”, referiu.

Notícias mais recentes serão a prioridade

A WT:Social vai mostrar-te as últimas notícias em primeiro lugar. Ao contrário do Facebook ou do Twitter que, hoje em dia, te mostram primeiros as publicações que têm mais comentários e likes.

Teoricamente, a WT:Social vai ser grátis. No entanto, para já apenas dá para te inscreveres na lista de espera, fazer uma doação ou convidar amigos. Segundo Jimmy Wales, já foram conseguidos 50 mil utilizadores num mês.

Entrando na página da WT:Social vais ter uma descrição que te dá um breve contexto desta rede social. “À medida que as redes sociais cresceram, também amplificaram as vozes de maus atores em todo o mundo. As notícias falsas influenciaram eventos globais, e os algoritmos apenas de preocupam em manter as pessoas viciadas na plataforma sem substância”, pode ler-se.

Plataforma promete nunca vender os teus dados

“A WikiTribune quer ser diferente”, avisam. “Nós nunca venderemos os seus dados. A nossa plataforma sobrevive da generosidade de doadores individuais para garantir que a privacidade é protegida e o teu espaço social é livre de anúncios”.

A WT:Social surge como uma nova versão da WikiTribune lançada há dois anos. Só o tempo dirá se o modelo de negócio da rede social vai sobreviver neste campo. Tudo vai depender dos utilizadores.

Aceder à página da WT:Social

Editores 4gnews recomendam:

  • Instagram passa a esconder likes em Portugal
  • Funcionários do Facebook acusam empresa de racismo
  • YouTubers portugueses "apanhados" a promover sites de apostas ilegais
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.