5 novas funções Google que vão tornar o Android ainda melhor

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Google está constantemente a trabalhar no sentido de melhorar a experiência de utilização e segurança dos utilizadores Android, com estas a serem algumas das mais importantes novidades a caminho deste sistema operativo para smartphones e tablets.

A empresa deu a conhecer uma boa parte das funcionalidades no seu blog oficial, com a sua chegada a ser feita de forma gradual e faseada. Não obstante, já encontrarão muitas destas melhorias nos smartphones Android mais recentes em circulação.

1. Mantém as contas seguras com a verificação de palavras passe no Android

Google GIF - Find & Share on GIPHY

O Android tem um novo mecanismo de verificação das palavras-passe que alerta o utilizador caso uma delas tenha sido comprometida. Esta verificação está disponível desde o Android 9 até às versões mais recentes do sistema operativo.

Ao guardar as passwords no telefone podemos agilizar o registo em aplicações serviços através do preenchimento automático.

Assim, ao inserir uma palavra-passe numa aplicação do telemóvel através do preenchimento automático com o Google este efetua uma comparação dessas credenciais com a lista de palavras passe comprometidas conhecidas. Ou seja, senhas potencialmente roubadas e publicadas na Internet.

Se uma ou várias das credenciais aparecerem numa destas listas, será apresentado um alerta e guia sobre como verificar a palavra-passe e a alterar.

2. Usa o agendamento de envio de mensagens para escrever agora e enviar mais tarde

Google Android

Disponível na aplicação Mensagens Google - grátis na Play Store e usada por mais de meio milhar de milhões de pessoas em todo o mundo - é uma das melhores apps para trocar mensagens. Aconselhamos o seu uso como app predefinida para SMS's.

A app Mensagens da Google permite fazer isso mesmo. Escrever agora um texto e enviar mais tarde, num horário a definir pelo utilizador para que a comunicação seja enviada na hora mais conveniente.

O recurso está presente na aplicação grátis para Android, disponível nas suas opções.

3. Tudo no telemóvel sem ter de olhar para o ecrã com o TalkBack da Google

Para as pessoas com deficiência visual ou com dificuldades para ver o ecrã, a nova versão do TalkBack, leitor de ecrã do Android, já está disponível. É um poderoso recurso de acessibilidade.

Recorrendo à voz e gestos, o TalkBack torna o Android ainda mais acessível e proporciona uma experiência completa sem a necessidade de olhar para o ecrã. É um dos novos e maiores trunfos da Google, já à disposição de quem mais precisa.

Para aceder ao TalkBack temos que o descarregar, ou atualizar as apps de acessibilidade do Android através da Google Play Store.

4. Faz mais com o teu smartphone e o Assistente Google

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

O Assistente Google é gradualmente uma mais-valia para os utilizadores de Android em Portugal. As funcionalidades são ainda limitadas face à panóplia de comandos, dicção e resposta rápida que temos nas versões em inglês, ou português do Brasil.

Ainda assim, com os comandos “Ok Google, define um alarme” ou “Ok Google, toca música pop no Spotify” já podemos tirar mais proveito dos nossos smartphones. O aperfeiçoamento de voz tem tardado, mas gradualmente o assistente fica mais produtivo.

Para os utilizadores mais entusiastas, com o Assistente quando o telefone está bloqueado, basta ativar os resultados pessoais no ecrã nas definições do Assistente e dizer “Ok Google '' para enviar mensagens de texto e fazer chamadas.

5. Android Auto ao serviço da condução e do condutor

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

As novas funções do Android Auto ajuda-nos a usufruir mais da condução. Temos wallpapers personalizados que nos permitem selecionar uma variedade de fundos inspirados em carros.

Além disso, para viagens longas, condutor e ocupantes poderão divertir-se com jogos ativados por voz. Para os ativar basta dizer: "Ok Google, play a game". Note-se que estes comandos estão disponíveis em inglês.

Por outro lado, para aumentar a concentração e manter o foco na condução temos atalhos no ecrã inicial. São botões que dão um conveniente acesso aos contactos e permitem usar o Assistente para realizar tarefas como ver o tempo ou ajustar remotamente o termostato com um simples toque no ícone no ecrã do carro.

Para carros com ecrãs maiores poderá fazer mais com um ecrã dividido que apresenta uma visualização em tempo real do Google Maps e controlos de “media”. Mais ainda, se tivermos familiares e amigos no carro poderá agora definir um ecrã de privacidade para controlar quando o Android Auto aparece no ecrã do carro.

Estas funcionalidades do Android Auto* passarão a estar disponíveis nos próximos dias em telefones com Android 6.0 ou superior quando conectados com um automóvel compatível.

Extra. Tema escuro no Google Maps

Google Maps

Com o Tema escuro a expandir-se a todos o utilizadores do Google Maps em todo o mundo também podemos fazer uma pausa e economizar bateria durante os momentos em que não conseguimos encontrar um carregador.

Para ativar o Dark Mode basta aceder às Definições, clicar em Tema e, em seguida, em Tema Sempre Escuro. Isto vai diminuir a intensidade das luzes quando estivermos a navegar, explorar ou realizar tarefas com o Google Maps.

A qualquer momento podemos reverter o esquema de cores ao clicar em Tema Sempre Claro para repor. Antes de ires, vê mais sobre o modo escuro, já disponível neste serviço de navegação da tecnológica norte-americana.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.