Google Maps para Android recebe novo tema que os utilizadores gostarão bastante

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O Google Maps é um dos serviços mais importantes da empresa americana. É por isso que não se estranha que a tecnológica esteja constantemente a melhorar aquilo que este tem para oferecer.

A mais recente novidade, hoje anunciada pela Google, informa-nos da chegada do Dark Mode ou tema escuro ao Google Maps. Importa notar que esta opção será dirigida aos utilizadores da respetiva aplicação para Android.

Dark Mode chega finalmente ao Google Maps para Android

A implementação de um tema escuro no Google Maps já se encontra em teste desde setembro de 2020. Ao longo dos últimos meses, um punhado de utilizadores tiveram o privilégio de experimentar, em primeira mão, as potencialidades deste tema.

Dentro em breve, todos aqueles que possuam um smartphone Android poderão começar a usufruir do Dark Mode no seu Google Maps. Seja noite ou dia, será tua a escolha de ter a interface do Maps em modo escuro ou claro.

Tal como a Google aponta, a opção estará disponível nas definições do Google Maps, na secção Tema. Aí, o utilizador poderá habilitar a opção "Sempre em modo escuro" para mudar a cor predominantes na sua aplicação.

Quero notar que ainda não recebi esta opção no meu Google Maps e é possível que muitos mais se deparem com o mesmo cenário. No entanto, será apenas uma questão de tempo até que todos tenhamos acesso a esta funcionalidade.

Vantagens do tema escuro

A implementação de um tema escuro é já visão bastante assídua no mercado das aplicações móveis. Nos últimos dois anos, esta opção foi disponibilizada numa grande variedade de serviços.

Um tema escuro tem várias vantagens, sendo a primeira uma maior amizade para com a saúde dos teus olhos. Em especial durante a noite, situação em que os fundos brancos são normalmente mais incomodativos para os nossos olhos.

Outra das vantagens desta opção verifica-se em equipamentos com painéis AMOLED. Neste caso, um tema escuro significa que esses pixels estarão desligados permanentemente e isso irá melhorar um pouco a autonomia do teu smartphone.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Pixel 5a ainda não é oficial, e primeiras imagens já desiludem
  • Android 12: temas inspirados em wallpapers são surpreendentes
  • Google paga uma fortuna a quem encontrar um bug no Android
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.