Samsung Galaxy S21 Ultra 5G review: certificado de excelência

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 16 min.

Ultra - "que está além de". O maior e melhor smartphone Samsung de nova geração, seguindo o modelo do ano passado onde também tivemos o modelo base - S20 - seguido da versão Ultra, maior e relativamente melhor. Seguiram-se os Note20, também com uma versão Ultra. Agora, no início de 2021voltamos aos Ultra na linha de smartphones Galaxy S com o Samsung Galaxy S21 Ultra 5G.

Em Portugal este modelo custa 1 279 € (p.v.p.) recomendado, sendo o melhor smartphone Android que podemos comprar, sobretudo para quem quiser tirar proveito da stylus, S-Pen. É simplesmente o melhor telefone Samsung dos últimos cinco anos.

O Samsung Galaxy S21 Ultra resolve algumas das falhas do S20 Ultra que analisamos no ano passado, otimiza os seus melhores aspetos e, melhor ainda, custa menos 100 € que o seu antecessor quando chegou ao mercado luso.

Samsung Galaxy S21 Ultra 5G review

Pontos fortes do Samsung Galaxy S21 Ultra 5G

  • Qualidade de construção e design cuidado
  • Ecrã brilhante, de grande definição e alta taxa de atualização
  • Câmara extremamente versátil, capaz de bons resultados em qualquer cenário
  • Áudio impressionante para um dispositivo móvel
  • Desempenho absolutamente fluído
  • Muito boa autonomia de bateria e versatilidade de carregamento

Pontos fracos do Samsung Galaxy S21 Ultra

  • Dimensões e peso do telefone podem colocar entraves à sua compra
  • Sem carregador nem auriculares na caixa
  • A One UI pode ser tida como envolvente ou intrusiva

O Galaxy S21 Ultra 5G é melhor smartphone Samsung dos últimos anos

Samsung Galaxy S21 Ultra 5G review

Certo é que todos os anos os smartphones são mais poderosos, versáteis e atraentes, mas o diferencial de ano para ano tem sido muito reduzido. Pequenas otimizações aqui e acolá, um aperfeiçoamento tangencial que me tem deixado gradualmente apático.

Habituei-me a bons smartphones. Porém, há cinco ou mais anos que não sinto um salto geracional tão significativo como o que pude comprovar neste S21 Ultra 5G. Recordo-me da transição do Galaxy S7 para o Galaxy S8 entre 2016 e 2017 e sinto que neste S21 estamos efetivamente perante uma nova transformação da marca líder de mercado.

Este é um dispositivo digno do título de flagship e líder do mercado Android. É excelente em praticamente todos os aspetos que realmente importam e não o digo só por dizer, muito menos para agradar a X, Y, Z. Digo-o porque o consumidor merece saber onde e quando o seu investimento será bem aplicado e em quais produtos as suas expectativas serão igualadas ou superadas.

O Samsung Galaxy S21 Ultra 5G é um desses bons exemplos. Afirma-se como topo de gama no desempenho, estilo, construção e identidade. É o resultado de mais de uma década de evolução da linha Galaxy S lançada em março de 2010.

A qualidade de construção soberba neste Galaxy S21 Ultra 5G

Samsung Galaxy S21 Ultra 5G review

Aspetos chave:

  • Peso: aproximadamente 227 gramas
  • Dimensões: 165.1 x 75.6 x 8.9 mm (altura x largura x espessura)

O Samsung Galaxy S21 Ultra 5G é construído em vidro e metal (alumínio). É protegido - o ecrã - pelo vidro Gorilla Glass Victus, a geração mais robusta à data de redação desta peça. O vidro dá-lhe um toque de qualidade, elevado pelo acabamento fosco.

Ao passo que os Galaxy S20 ostentavam um acabamento em vidro brilhante, o S21 Ultra opta pelo acabamento "Phantom", desafiando as nossas expectativas com um toque similar ao metal, sobretudo nesta versão em Phantom Black.

É sóbrio e discretamente elegante - também disponível em tons de cor mais vibrantes e vistosas. Não obstante, o melhor atributo deste acabamento fosco, sem brilho, é a aparência sempre limpa e virtualmente imune às impressões digitais e sujidades.

O resultado? Um acabamento que alia os melhores atributos da textura do metal e do vidro, que não fica sujo com facilidade e permite o carregamento sem-fios. Não deixando de ser vidro, o uso de uma capa de proteção continua a ser preferencial.

O design tem identidade e abona a imagem da Samsung

Samsung Galaxy S21 Ultra 5G review

  • Estrutura: Alumínio
  • Vidro: Gorilla Glass Victus

Há um novo "palco" para as câmaras fotográficas, um bloco metálico que se estende desde a estrutura do telefone, abraça as objetivas e vinca o produto. Os Galaxy S21 não passam despercebidos ao olhar nem ao tato graças a este novo design.

É uma afirmação de identidade da Samsung, não existindo um smartphone como este - no design traseiro. Tal como a Apple tem o seu notch, a Samsung tem o novo "Contour Cut" para as câmaras traseiras, em metal, impossível de confundir.

Por outro lado, esta saliência metálica tem alguma tendência a ficar presa no rebordo do bolso - por exemplo, ao colocar o telefone no bolso. É uma aresta notória e apesar de notória e apesar de não ser viva (não arranha), sente-se bastante na mão, ou no bolso.

A colocação dos botões é familiar e funcional. À direita temos o seletor de volume, bem como o botão On / Off. Na aresta inferior temos a porta USB, o altifalante principal, microfones e tabuleiro para o cartão nano-SIM.

As laterais, as arestas dos Samsung Galaxy S21 em alumínio são o único contorno brilhante e onde as impressões digitais são mais notórias.

Simples, mas sofisticado, sobretudo em preto com o acabamento mate.

O ecrã é um absoluto festim para os nossos olhos

Samsung Galaxy S21 Ultra 5G

  • Dimensões: 6,8 polegadas
  • Resolução: WQHD+ (1440 x 3200 p) 515 ppp
  • Brilho: 1500 nits (máximo)
  • Taxa de atualização: variável de 10 Hz a 120 Hz

Grande, vibrante, fluído, pulsando de definição e capaz de deliciar o olhar com uma sinfonia de cores. Com 6,8 polegadas de diagonal, é perfeito para quem procura displays grandes. É perfeitamente visível ao ar-livre com o sol a incidir diretamente.

Estamos perante um painel WQHD+, AMOLED dinâmico com resolução de 1400 x 3200 pixeis - apesar de a resolução predefinida ser o padrão Full-HD+ e a menos que o utilizador a altere nas definições, este será o padrão usado pelo telefone.

O ecrã destaca-se pela taxa de atualização (refrescamento) dinâmica consoante o conteúdo apresentado. Entre 10 Hz até 120 Hz temos sempre a melhor qualidade de apresentação possível consoante o tipo de conteúdo apresentado. Alternativamente podemos optar por uma taxa fixa de atualização - 60 Hz ou 120 Hz. É perfeito para gaming e jogos competitivos, tal como para ler.

Samsung Galaxy S21 Ultra 5G

Importa sublinhar que este ecrã é ligeiramente curvo. Ao passo que o S21 e S21 Plus usam ecrãs planos, o Ultra tem uma ligeira curvatura, o suficiente para cativar o olhar, mas sem ser demasiado curvo ao ponto de sofrer dos toques fantasmas.

Mais concretamente, estamos na presença de um ecrã Infinity-O simbolizado pelo "buraco" da câmara frontal ao centro, no topo. A simetria é um fator atrativo na minha opinião, sendo este um fator puramente subjetivo.

Samsung Galaxy S21 Ultra 5G

É também no ecrã que temos o leitor ultrassónico de impressões digitais, sendo esta a segunda geração do sensor da Qualcomm para este efeito. É uma forma rápida, segura e eficaz de desbloquear o ecrã, com o único contra a ser o facto de termos que "sujar" o ecrã com o nosso dedo sempre que lhe tocamos.

Tirando isso, o leitor funciona particularmente bem e até com umas gotas de água no ecrã consegui desbloquear o telefone. Foi a primeira vez que consegui fazer isto com um leitor embutido no ecrã.

A S-Pen pode ser usada no Samsung Galaxy S21 Ultra 5G

Samsung Galaxy S21 Ultra 5G

Pela primeira vez a stylus da Samsung pode ser usada em outros smartphones que não os elementos da linha Galaxy Note. Era inevitável que tal viesse a acontecer e acaba por acrescentar valor ao grande ecrã do Galaxy S21 Ultra, o único com este suporte.

A Samsung disponibilizará um novo modelo da caneta, a S-Pen Pro no final de 2021, entretanto, temos capas de proteção com local próprio para guardar a caneta. Para os utilizadores mais exigentes que valorizem a produtividade, a chegada da S-Pen à linha Galaxy S é uma mais-valia na hora de comprar um novo telefone.

É com satisfação que pude usar esta caneta com funções avançadas num telefone Samsung que não um Galaxy Note. A S-Pen é um dos trunfos do Ultra, um telefone mais poderoso, com design sofisticado e elegante.

Câmaras versáteis de excelente qualidade para smartphone

Samsung Galaxy S21 Ultra 5G

  • Câmara principal: 108 MP (grande angular) + 10 MP (zoom de 3x) + 10 MP (zoom de 10x) + 12 MP (ultra grande-angular)
  • Câmara secundária: 40 MP
  • Gravação de vídeo: até 8k a 24 fps / 4K até 60 fps

As câmaras do Samsung Galaxy S21 Ultra são outro dos grandes pontos de diferenciação face aos demais modelos da gama S21. Este ano têm papeis bem definidos, ao passo que no S20 Ultra tentaram fazer um pouco de tudo, e pouco fizeram bem.

O "zoom" de 100x mais não era que uma amálgama de imagens tremidas, merecendo o "Modo Noite" uma ressalva positiva. De qualquer modo, sentimos que este ano a Samsung definiu as suas prioridades e aprimorou o funcionamento das mesmas.

O destaque vai para o novo sensor ISOCELL Bright HM3 com 108 MP de resolução, focagem eficaz mesmo em condições de escassa luminosidade graças ao sistema de laser-AF.

Para a ampliação - desta vez utilizável - a Samsung tem duas câmaras dedicadas ao zoom. Uma com zoom ótico de 3x e a outra com zoom ótico de 10x - sistema periscópico na câmara inferior, bem distinta visualmente das demais câmaras e objetivas.

As câmaras funcionam como seria de esperar. Sem problemas de focagem, com capacidades surpreendentes para fotografia noturna, com grande versatilidade e preparadas para captar bons registos independentemente das condições de luz.

Samsung Galaxy S21 Ultra 5G

Isto é o que eu procura numa câmara de smartphone - que me dê boas fotos sem ter que me preocupar com definições como o ISO, velocidade do obturador, intervalo dinâmico ou abertura e distância focal da objetiva - para isso tenho a Fuji X-T4.

Versatilidade e simplicidade - exatamente o que procuro numa câmara de smartphone

Samsung Galaxy S21 Ultra 5G

Para o meu agrado, o Samsung Galaxy S21 Ultra 5G é divertido de usar e deu-me a "arma" perfeita para captar qualquer momento com boa ou "má"luz. As câmaras são rápidas e certeiras a focar. Ajustam bem, automaticamente, a exposição, equilíbrio de brancos demais acertos. O sistema de focagem auxiliado por laser faz a diferença. A câmara sabe onde se deve concentrar.

Para quem pega no smartphone, aponta e "dispara", o S21 Ultra 5G é perfeito. Para quem procura definições avançadas como o Modo Manual e controlos específicos, o smartphone é igualmente ideal.

Podemos captar imagens com os 108 MP - mas não o recomendo. Idealmente deixamos o smartphone agregar a informação captada por 9 pixeis, combinada num só - o nona binning - para imagens com mais saturação de cor e melhor qualidade geral.

Samsung Galaxy S21 Ultra 5G
Foto captada com ultra-grande angular do S21 Ultra 5G - Vê na qualidade original

Caso queiram isolar um objeto ou pessoa, usem as câmaras zoom. Temos uma objetiva com ampliação ótica de 3x e outra com até 10x de ampliação. Ambos os sensores fornecem imagens com a mesma tonalidade, estando bem afinados entre si

Os melhores resultados são conseguidos entre os 3x e os 10x de ampliação. A partir daí temos o zoom digital para casos extremos onde queremos ver detalhes que de outra forma não conseguiríamos, mas aí perde-se definição e convém ter um estabilizador.

Samsung Galaxy S21 Ultra 5G
Foto captada com 100x zoom no S21 Ultra 5G - Vê na qualidade original

Pode ser dito, por fim, que o novo modo "Lock" para o zoom digital fixa a imagem e garante que os resultados são utilizáveis. Longe de ser perfeito - é bem melhor que os resultados do ano passado e até 100x podemos extrair algo de útil.

Sublinho que a partir dos 30x de ampliação digital o novo modo "Lock" entra em ação com vista a reduzir o tremido. Agora não precisamos de um estabilizador externo para captar algumas imagens utilizáveis na ampliação máxima.

A câmara é perfeita para utilizadores casuais e ideal para utilizadores avançados. A estes últimos recomendo tirar proveito do modo retrato do novo Modo de Realizador, o Single Take 2.0, ou a gravação de vídeo em resolução 8K até 24 fps.

Samsung Galaxy S21 Ultra 5G

Para o utilizador comum recomendo o Modo Retrato com a possibilidade de ajustar o tom de pele, entre natural e vívido. Há ainda o Modo Noite capaz de encontrar luz quando esta escasseia, ou a gravação de vídeo em 4K até 60 fps com boa estabilização.

Poderia discorrer muito mais sobre a câmara e as suas capacidades para vídeo e fotografia, mas tornar-se-ia fastidioso. Importa reter que esta é uma das melhores combinações que encontrarão num smartphone Android.

A graciosidade da One UI 3 carateriza o software Samsung

  • Sistema operativo: Android 11
  • Interface (UI): One UI 3.1

O smartphone Samsung Galaxy S21 Ultra 5G usa a interface One UI 3.1 da marca, sendo baseada no Android 11 da Google. É relativamente leve, simples e elegante com funções úteis como as bolhas de notificações e widgets convenientes.

Samsung One UI
Opções avançadas, ecrã inicial Google Discover e ajustes do ecrã nas Definições.

O ecrã esquerdo na "Home" é agora ocupado pelo Discover da Google - que podemos ativar ou desativar e optar pelo ecrã Samsung com as sugestões da Bixby. Por definição temos este serviço da Google, bom para descobrir notícias e novo conteúdo.

Sublinhamos positivamente a garantia dada pela marca prometendo três anos de atualizações do Android e mais até de atualizações de segurança. Outra nota positiva tem que ser feita à otimização, simplicidade e facilidade de uso desta interface gráfica.

O utilizador pode tirar partido do modo claro - ativo por predefinição - ou o modo escuro aplicado em todo o smartphone. Para ecrãs AMOLED (como é o caso), o modo escuro consome menos energia, além de reduzir a fadiga ocular.

A Samsung tem um grande número de aplicações pré-instaladas, algumas das quais podemos desativar, ou mesmo remover. É uma interface bastante envolvente, mas ainda persistem algumas réstias de bloatware, ou apps desnecessárias. O facto de as podermos desativar atenua bastante a sua presença e alguns utilizadores poderão inclusive retirar delas algum proveito.

Samsung Galaxy S21 Ultra 5G

Dito isto, a One UI é uma interface madura, onde encontramos atalhos e opções úteis para facilitar o nosso quotidiano. É um autêntico canivete suíço com opções que valem a pena ser exploradas para personalizar e rentabilizar melhor o telefone.

Há alguma publicidade aos serviços e aplicações da própria Samsung na sua interface, algo que não é de todo ideal. Face ao valor do telefone, não é tolerável vermos qualquer tipo de publicidade. Este é um produto premium, não um telefone de entrada.

Samsung Galaxy S21 Ultra 5G

Além disso, tira proveito de 7 truques e dicas para este telefone Samsung e explora todo o seu potencial.

Regra geral, gostei do "ambiente e atmosfera" Samsung com a One UI 3.1 com os elementos arredondados e bem harmonizados.

Desempenho poderoso, fluído e competente com o Exynos 2100

Samsung Galaxy S21 Ultra 5G

  • Processador: Exynos 2100 (5 nm)
  • Memória RAM: 12 GB / 16 GB
  • Armazenamento: 128 GB / 256 GB / 512 GB UFS 3.1

O desempenho ou performance do telefone Samsung é espetacularmente rápido, fluído e competente em todas as tarefas. Seja na velocidade de escrita ao captar imagens pesadas, bem como nas aplicações mais exigentes como jogos como o Genshin Impact, PUBG Mobile, entre outros.

O aquecimento não se revelou problemático, muito menos os problemas de desempenho. Este Exynos 2100 é um processador rápido, poderoso e eficiente, sendo particularmente eficaz na gestão energética.

Samsung Galaxy S21 Ultra 5G review

Seja em benchmarks e sobretudo na vida real, é um dos smartphones mais rápidos que tive oportunidade de testar. Estamos a falar de um smartphone topo de gama, o melhor que a maior fabricante mundial de smartphones tem para oferecer.

Desempenho excelente em todas as frentes.

Especificações técnicas do Samsung Galaxy S21 Ultra

  • Ecrã: 6,8 polegadas, Dynamic AMOLED, resolução Quad-HD+ (1440 x 3200 pixeis), 516 ppp
  • Certificações: HDR10+, taxa de atualização a 120 Hz, brilho máximo de 1500 nits
  • Proteção: Gorilla Glass Victus da Corning, certificação IP68
  • Processador: Exynos 2100 da Samsung (5 nm)
  • RAM: 12 / 16 GB
  • Armazenamento: 128 / 256 / 512 GB UFS 3.1
  • Câmara principal: 108 MP (grande angular de 2.ª geração) + 10 MP (telefoto) ampliação de 10x + 10 MP (telefoto) ampliação de 3x + 12 MP (ultra grande angular)
  • Câmara secundária: 40 MP (grande angular)
  • Bateria: 5 000mAh - carga rápida a 25 W, carga rápida sem-fios a 15 W, carga reversa a 4,5 W
  • Sistema operativo: Android 11 com a One UI 3.1
  • Dimensões: 165,1 x 75,6 x 8,9 mm
  • Peso 228 gramas
  • Extras: Leitor de impressões digitais no ecrã, WiFi 6e, altifalantes estéreo
  • Cores: Phantom Silver (prateado), Phantom Black (preto)
  • Materiais: estrutura em alumínio, traseira em vidro, frente em vidro
  • Preço: desde 1279 € em Portugal

Autonomia de bateria sólida e versatilidade de carregamento

Samsung Galaxy S21 Ultra 5G review

  • Bateria: 5000 mAh de capacidade
  • Carregamento sem-fios a 15 W
  • Carregamento por fio a 25 W
  • Carregamento reverso sem-fios a 4,5 W

A autonomia de bateria varia na proporção da utilização do telefone. De qualquer modo, graças ao processador eficiente e à bateria de grande capacidade, nunca fiquei sem energia a meio do dia e quando precisei de carregar o processo é rápido.

O facto de a taxa de atualização do ecrã ser variável também ajuda a otimizar o consumo energético. A par disto, ao usar o Modo Escuro podemos aumentar a autonomia, sobretudo se usarmos a resolução pré-definida (Full-HD+).

Infelizmente não temos um carregador incluído na caixa do Samsung Galaxy S21 Ultra 5G, apenas o cabo de carregamento USB-C. Por outro lado, temos a versatilidade de carga com o carregamento sem-fios e carregamento reverso sem-fios.

Em síntese, a bateria, felizmente, é uma não preocupação. Temos energia mais que suficiente para um dia de forte uso, ou dia e meio a dois dias de utilização casual.

Conclusão: o melhor smartphone Samsung desde o Galaxy S8

Samsung Galaxy S21 Ultra 5G

Sem meias medidas. Este é o telefone que enche a vista e preenche todos os quesitos. É excelente para fotografia, ótimo para jogar ou para trabalhar graças ao suporte para a S-Pen. Tem um bom processador - o Exynos 2100 e especificações de topo.

As câmaras fotográficas estão sempre prontas a registar os melhores momentos, sem complicações e regra geral com resultados muito bons. Para os entusiastas tem ferramentas com fartura para despertar a criatividade e desafiar os limites.

A Samsung não poupou esforços neste novo telefone, digníssimo do apelido que ostenta. Do incrível ecrã, ao ótimo som estéreo, à interface imperfeita, mas envolvente, não lhe encontrei defeitos que obstem seriamente à sua compra.

O preço é alto - 1279 € em Portugal - mas tal perceção dependerá do consumidor. Em troca só não temos o carregador, nem os auriculares e temos que viver com alguma publicidade pontual a serviços e apps Samsung.

A qualidade de construção é soberba, com os novos esquemas de cor Phantom a corar a sofisticação da simplicidade. O menos que é mais nunca foi tão verdade como agora nesta geração Galaxy S21.

Samsung Galaxy S21 Ultra 5G

Sentia saudades de um telefone que recuperasse a emoção de testar algo novo em 2021. Ao Galaxy S21 Ultra 5G agradeço esse reavivar da chama e à Samsung Portugal agradecemos a cedência do produto para teste.

Pontuação 4gnews (de 0 a 10)

Escolhas de design

9

Qualidade de construção

9,5
Ecrã 10
Qualidade de som 9

Performance / Desempenho

9,5

Interface / UI

8

Câmara

9

Bateria

9

Qualidade / Preço

8
Pontuação 9 - Recomendado pela 4gnews

A quem procura o melhor smartphone Android do mercado, este é o telefone a comprar.

Antes de ires, vê a análise aos Galaxy Buds Pro, os melhores companheiros para este poderoso telefone Samsung.

Podes ver mais fotos do produto através do Google Fotos.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.