Funcionários do Snapchat utilizaram ferramenta 'secreta' para espiar os utilizadores

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda que tenha passado os seus 'tempos de ouro', o Snapchat continua a ter dezenas de milhões de utilizadores ativos todos os dias. Por isso, problemas de privacidade continua a ser um tema muito abordado no que respeita à segurança da rede social.

Agora, de acordo com fontes do site Vice.com, foi desvendado que vários funcionários do Snapchat abusaram da utilização de uma ferramenta 'secreta' para espiar os utilizadores. Não foi clarificado se esta ferramenta continua a ser utilizada atualmente, tendo sido apenas confirmado que aconteceu efetivamente há alguns anos.

Tendo sido criada para corresponder a pedidos específicos de acesso de dados por parte das autoridades, a ferramenta — SnapLion — permitia o fácil acesso a vários dados privados dos utilizadores, assim como as suas publicações.

Estas ferramentas estão em todo o lado, os utilizadores é que não se podem esquecer!

Estas ferramentas de acesso a informações privadas fazem parte de um padrão necessário no mundo tecnológico. Sendo essenciais para cumprir com leis que, obrigam as empresas a conceder acesso ao mais variado tipo de informações sobre as suas plataformas e utilizadores.

Por isso, cabe aos utilizadores conseguirem não se esquecer que por detrás das plataformas sociais que utilizam, estão sempre outras pessoas. Ainda que estas ferramentas sejam 'protegidas' por estritas regras de utilização, existem sempre funcionários dispostos a abusar das suas capacidades, utilizando-as para benefício pessoal.

Hoje em dia, a única forma de proteger a 100% a nossa privacidade e os nossos dados é colocar-nos totalmente offline. No entanto, esta é uma opção literalmente impossível para muitos, e inconcebível para a maioria. Assim sendo, devemos ter muito cuidado com o que partilhamos online, e o tipo de informação que colocamos nas várias plataformas.

Por muito segura que uma empresa se possa afirmar, lembra-te que existe sempre 'mão humana' por detrás do seu funcionamento. Logo, qualquer tipo de medida de segurança aplicada, poderá ser abusada por parte de um dos seus funcionários. Pensa sempre duas vezes se te importarias, ou não, que um qualquer estranho tivesse acesso à informação que estás a publicar.

Mais novidades sobre redes sociais:

  • Criptomoeda do Facebook vai chegar em 2020 com o nome 'GlobalCoin'
  • Se usas o WhatsApp prepara-te para ter publicidades ainda este ano
  • Netflix expande partilha nas Instagram Stories para Android
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.