Fortnite é usado para lavagem de dinheiro na 'dark web'

Vitor Urbano

O Fortnite é possivelmente o jogo mais popular da atualidade, sendo jogado por milhões de utilizadores todo os dias. Depois de ficarmos a saber que existiu uma vulnerabilidade que pode ter comprometido milhões de cartões de crédito, as más notícias sobre o popular Battle Royale continuam a chegar.

Ainda que não afetem diretamente os jogadores, novas informações revelam que a moeda virtual utilizada no Fortnite — V-Bucks — está a ser utilizada para grandes esquemas de lavagem de dinheiro por parte de redes criminosas.

Fortnite Lavagem de dinheiro dark web

O esquema é tão simples, como é eficaz. Estas redes criminosas compra V-Bucks diretamente na loja oficial do Fortnite utilizando cartões de crédito roubados. Depois, 'lavam' facilmente esse dinheiro ao venderem novamente a moeda virtual em várias plataformas da 'dark web'.

Fortnite está a ser utilizado por redes criminosas para lavagem de dinheiro

De acordo com a investigação realizada pelo The Independent e a Sixgill, a venda de V-Bucks a preço reduzido acontece não só na 'dark web'. Mas também, em redes sociais como o Instagram e Twitter.

Um dos executivos da Sixgill vai ainda mais longe e diz que os criminosos estão a deliciados com as fracas medidas de segurança implementadas pela Epic Games, e que a empresa parece não se importar com estes esquemas ilegais.

Fortnite Dark Web

A Epic Games já lançou uma resposta oficial a este relatório. No entanto, assim como já era esperado, acabou por não dar nenhum tipo de resposta concreta. Parece que este tipo de esquemas é extremamente difícil de prevenir, especialmente quando os dados dos utilizadores são comprometidos tão facilmente.

Considerando que o Fortnite gerou receitas superiores a 2,5 mil milhões de euros em 2018. É impossível estimar quanto dinheiro está a ser 'lavado' nestes esquemas. Uma coisa é certa, se estás à procura de comprar V-Bucks a preço reduzido, lembra-te que provavelmente estarás a contribuir para o sucesso de uma rede criminosa...

Editores 4gnews recomendam:

Netflix revela que vê como grande ameaça a popularidade do Fortnite

Fortnite: Milhões de cartões de crédito divulgados na Internet

Red Dead Redemption 2 fica mais perto do Fortnite com novo modo

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.