Microsoft implementa novas formas de autenticação no Microsoft Edge

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O Microsoft Edge não é de todo o browser mais popular do mundo. Embora seja substancialmente melhor que o seu antecessor Internet Explorer, ainda lhe falta muita coisa para poder combater diretamente com um Google Chrome ou mesmo o Mozilla Firefox.

Ainda assim, se és um utilizador Windows 10 certamente tens este browser instalado no teu PC. O Microsoft Edge vem de origem com o sistema operativo e muitos não se darão ao trabalho de o desinstalar.

Vê ainda: Fortnite poderá chegar ao Android mas não à Google Play Store

Mas agora passarás a ter uma nova razão para utilizar este browser. A Microsoft anunciou que dotou o seu Microsoft Edge com a tecnologia Web Authentication. O seu objetivo é criar uma realidade onde as passwords façam parte do passado.

Numa altura em que temos cada vez mais dados sensíveis na internet, este tipo de autenticação começa a tornar-se obsoleto. Não só por não ser a forma mais segura para guardar os nossos dados.

Microsoft Edge já suporta a Web Authentication

As passwords requerem ainda um grande exercício de memorização por parte do utilizador, caso este queira ter uma diferente para cada serviço. Mais ainda numa altura que se começam a popularizar vários métodos de autenticação biométrica.

Aquilo que a tecnologia Web Authentication vem permitir é precisamente o uso desses métodos de autenticação biométrica. Ou seja, agora poderás aceder às tuas contas na web com recurso ao leitor de impressões digitais, Windows Hello, PIN ou dispositivos FIDO2.

Esta tecnologia começou a ser implementada pela empresa de Redmond no ano de 2016. Desde então que ela tem vindo a aprimorar esta tecnologia e a colaborar com a FIDO para que a mesma possa satisfazer as necessidades dos utilizadores.

Por enquanto, esta funcionalidade está apenas acessível aos que têm instalada a última build 17723 do programa Windows Insider. A sua disponibilização global deverá ocorrer com a chegada da Redstone 5 ao Windows 10, mais lá para o final do ano.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Confirmado! OnePlus 3 e OnePlus 3T receberão o Android P

Xiaomi Mi 8 Explorer Edition: Esta é a placa que vês através da capa

Sony lançará em breve o seu próximo Android, o Sony Xperia XA3

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.