Files do Google: app de limpeza tem excelente novidade para Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A aplicação Files da Google é uma das melhores ferramentas de gestão do espaço de armazenamento interno para tablets e smartphones Android. O melhor de tudo? É uma app gratuita, muito leve e intuitiva que recebe agora importantes melhorias.

Esta ferramenta tem recebido incrementos pequenos, mas importantes nos últimos meses, a que agora se somam novos filtros para facilitar a deteção e remoção de grandes aplicações. É uma pequena adição que pode ter grande impacto na sua utilização.

Filtros ideais para encontrar (e remover) apps de grande dimensão

I don't know when this was added, but it seems new to me. Files by Google shows chips in the "Apps" section that let you filter your app list. You can filter for large apps, unused apps, and games. You need to give the app "usage access" perm for this to show up.H/T @panduu221 pic.twitter.com/jJqLY6Rf7Y

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) 16 de fevereiro de 2022

As melhorias foram detetadas primeiramente pelo utilizador @MishaalRahman do portal XDA Developers e pelo utilizador @panduu221 que, através da rede social Twitter, expuseram as novidades para esta aplicação da Google.

A partir de agora basta abrir a aplicação Files do Google e, em seguida, o separador "Browser", carregando em seguida na categoria de Aplicações (Apps). Muito provavelmente, assim que a atualização chegue ao smartphone do utilizador, terão novos filtros.

Com efeito, poderão tocar nos novos filtros (categorias) que permitirão encontrar facilmente aplicações grandes que não são usadas há bastante tempo. O utilizador também se pode socorrer dos demais filtros e detetar jogos que ocupem muito espaço, por exemplo.

Uma das melhores apps gratuitas para gerir o armazenamento em Android

New APK: Files by Google 1.0.428075659 by Google LLC https://t.co/8ImMZqlYF7

— APK Mirror (@APKMirror) 14 de fevereiro de 2022

A aplicação Files do Google está disponível através da Play Store gratuitamente. Em simultâneo, podem descarregar o ficheiro .APK mais recente e fazer a sua instalação paralela caso as novidades ainda não tenham sido distribuídas via Google Play Store.

Em todo o caso esta é uma aplicação que podemos recomendar a qualquer utilizador independentemente do grau de experiência com dispositivos móveis. A app possui uma interface intuitiva e executa várias ações de manutenção de forma quase automática.

Em suma, esta que já era uma das melhores apps Google acaba de ficar ainda melhor com as novidades supracitadas.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.