WhatsApp prepara uma das melhores novidades para a app de mensagens

Rui Bacelar
Comentar

O WhatsApp é a maior plataforma de mensagens instantâneas e comunicações online, mas pode melhorar a sua app de mensagens em vários aspetos. Com efeito, a experiência de partilha de links nos chats de grupo e chats privados está longe de ser ideal.

A pensar nisso damos conta agora de uma das mais relevantes melhorias a chegar nos últimos meses ao WhatsApp. Mais concretamente, teremos pré-visualizações rigorosas daquilo que é partilhado por links nas janelas de conversação.

Pré-visualização dos links partilhados nos chats de WhatsApp

Image and video preview as document: ✅ Document preview: ❌ https://t.co/KcVU6pWQPu

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 18 de fevereiro de 2022

As novidades foram descobertas pelo portal WABetaInfo, publicação sempre atenta às novidades contidas nas versões de teste desta app de mensagens para Android e iOS. Assim, reporta-se a presença desta melhoria na versão beta 2.22.5.11 para Android.

Os utilizadores podem contar com este reforço para o funcionamento da plataforma nas próximas semanas, assim que a empresa considere estável a versão em causa. Entretanto, os utilizadores da versão beta já podem testar as novidades do WhatsApp.

WhatsApp
Exemplo de pré-visualização de link partilhado nos chats do WhatsApp. Crédito: WABetaInfo.

A pré-visualização aplica-se, para já, apenas aos links que se reportem a imagens e vídeos partilhados nesta app de mensagens. Ou seja, de momento não teremos a mesma benesse para documentos e outros ficheiros partilhados na mesma plataforma.

Novidades para a partilha de imagens e vídeos através do WhatsApp

📝 WhatsApp beta for Android 2.22.5.11: what's new?WhatsApp is introducing a new way to view the preview of images and videos shared as documents. Certain beta testers may be able to use the same feature on some previous updates as well.https://t.co/RtSbCoMfx3

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 17 de fevereiro de 2022

Face ao exposto vemos que esta é uma das atualizações mais significativas para qualquer utilizador que costume enviar imagens e vídeos através da app de mensagens. A plataforma é bem conhecida por comprimir e reduzir a qualidade dos arquivos enviados.

Por outro lado, a plataforma também introduziu, já não muito recentemente, uma opção que deveria salvaguardar a qualidade das imagens enviadas. Todavia, os resultados não são satisfatórios, com pouca diferença entre a imagem comprimida (normal) e a que devia apresentar qualidade máxima.

Desse modo, atualmente a única hipótese para manter a qualidade de uma imagem é enviar a mesma como um documento. Assim, rapidamente se compreende o impacto que esta novidade terá na utilização normal da app de mensagens do grupo Meta.

Em suma, apesar de não ser a tão esperada uniformização para a partilha de imagens, vídeos e ficheiros é já um primeiro passo importante dado nesse sentido. Resta agora aguardar pela chegada desta versão à Google Play Store e App Store.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com