WhatsApp prepara uma das melhores novidades para a app de mensagens

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp é a maior plataforma de mensagens instantâneas e comunicações online, mas pode melhorar a sua app de mensagens em vários aspetos. Com efeito, a experiência de partilha de links nos chats de grupo e chats privados está longe de ser ideal.

A pensar nisso damos conta agora de uma das mais relevantes melhorias a chegar nos últimos meses ao WhatsApp. Mais concretamente, teremos pré-visualizações rigorosas daquilo que é partilhado por links nas janelas de conversação.

Pré-visualização dos links partilhados nos chats de WhatsApp

As novidades foram descobertas pelo portal WABetaInfo, publicação sempre atenta às novidades contidas nas versões de teste desta app de mensagens para Android e iOS. Assim, reporta-se a presença desta melhoria na versão beta 2.22.5.11 para Android.

Os utilizadores podem contar com este reforço para o funcionamento da plataforma nas próximas semanas, assim que a empresa considere estável a versão em causa. Entretanto, os utilizadores da versão beta já podem testar as novidades do WhatsApp.

A pré-visualização aplica-se, para já, apenas aos links que se reportem a imagens e vídeos partilhados nesta app de mensagens. Ou seja, de momento não teremos a mesma benesse para documentos e outros ficheiros partilhados na mesma plataforma.

Novidades para a partilha de imagens e vídeos através do WhatsApp

Face ao exposto vemos que esta é uma das atualizações mais significativas para qualquer utilizador que costume enviar imagens e vídeos através da app de mensagens. A plataforma é bem conhecida por comprimir e reduzir a qualidade dos arquivos enviados.

Por outro lado, a plataforma também introduziu, já não muito recentemente, uma opção que deveria salvaguardar a qualidade das imagens enviadas. Todavia, os resultados não são satisfatórios, com pouca diferença entre a imagem comprimida (normal) e a que devia apresentar qualidade máxima.

Desse modo, atualmente a única hipótese para manter a qualidade de uma imagem é enviar a mesma como um documento. Assim, rapidamente se compreende o impacto que esta novidade terá na utilização normal da app de mensagens do grupo Meta.

Em suma, apesar de não ser a tão esperada uniformização para a partilha de imagens, vídeos e ficheiros é já um primeiro passo importante dado nesse sentido. Resta agora aguardar pela chegada desta versão à Google Play Store e App Store.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi 11T Pro é o mais recente smartphone a receber a MIUI 13
  • Estes são os Xiaomi que vão (e não vão) receber o Android 13
  • Razer anuncia condições incríveis para os fãs dos seus produtos gaming
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.