Fãs de Android de todo o Mundo votam no seu smartphone favorito

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O mercado de smartphones está um tanto saturado. Afirmação com que seguramente vários leitores 4gnews concordarão. Afinal, já vimos de tudo e todo o novo smartphone nos faz lembrar um outro que ficamos a conhecer outrora. Algo que é tão verdade no mundo Android como no segmento Apple com os seus iPhone.

Sempre que é lançado um novo smartphone topo de gama, certo é que são mais potentes, mais modernos e ousados nas câmaras fotográficas, no design e em certas capacidades específicas. Dito isto, se tivessem que escolher o vosso smartphone Android favorito, desde sempre, qual seria a vossa escolha?

A comunidade dedicada ao Android no Reddit já fez a sua escolha

A maior comunidade do planeta dedicada ao mundo Android e residente no Reddit já fez a sua escolha. Os vários membros discorreram sobre vários dos smartphones mais marcantes, nos quais cumpre reconhecer também os Google Nexus, e mais recentemente os esforços com a gama Google Pixel.

Os resultados da votação, porém, dão a vitória a um dos mais baratos smartphones da Google, o modelo Google Nexus 5X da LG, lançado em 2015. O "guerreiro de plástico" surpreendeu com altifalantes duplos e muito mais, sendo ainda acessível.

smartphone LG Google Nexus 5X
As várias cores do smartphone Google Nexus 5X fabricado pela LG.

Este foi efetivamente um dos smartphones que mais gostamos de analisar na 4gnews, já em 2016 quando finalmente chegou a Portugal. Em todo o caso, estes smartphones não queriam competir diretamente no segmento premium, mas sim trazer mais qualidade ao ecossistema Android.

LG Nexus 5X foi o modelo eleito pela comunidade Android do Reddit

smartphone LG Google Nexus 5X

Imbuídos do sistema operativo Android no seu estado mais puro, esta era a experiência Android tal como a Google a idealizava. Eram smartphones ideais para programadores e entusiastas do Android, eventualmente substituídos pela gama Google Pixel.

Em suma, não fiquei surpreendido com esta eleição. Há poucos smartphones que melhor representam o espírito, o animus do sistema Android como este telemóvel então acessível, com um toque de qualidade e focado na experiência de utilização.

Curiosamente, a escolha recaiu sobre uma marca que já nem sequer vende smartphones, ficando para trás vários modelos que deixarão saudades e que ajudaram a mudar a face do mercado Android.

Qual seria o vosso smartphone Android favorito?

HTC One (M8)
As várias cores do smartphone HTC One (M8).

Pessoalmente daria o meu voto ao HTC One M8 pelo design e qualidade de construção (para a altura), ou para um austero Sony Xperia Z5, por exemplo, por tornar visão comum a resistência à água e ao pó tão comum nos smartphones Android desde então.

Sony Xperia Z5
As várias cores do smartphone Sony Xperia Z5.

Poderia ainda evocar um Galaxy S3 pelo impacto causado no mercado e sem dúvida que o Samsung Galaxy S6 Edge ocupa um lugar especial. Aliás, a gama Galaxy S6 é uma das mais elegantes alguma vez colocadas no mercado, ao que chega agora perto a gama Galaxy S23.

Em particular no caso da Samsung passamos de uma risível geração Galaxy S5 no que ao design e qualidade de construção diz respeito, para uma experiência verdadeiramente premium. A diferença foi incrível e a lição bem aprendida.

Samsung Galaxy S6 Edge
As várias cores do smartphone Samsung Galaxy S6 Edge.

Isto dito, num mar infindável de sanduíches de vidro e metal, a aparência dos nossos telemóveis está um tanto padronizada. Temos uma traseira e uma frente em vidro, com estrutura metálica e uma ênfase gradualmente maior nas câmaras fotográficas.

O advento do ecrã com margens curvas e painéis AMOLED veio também melhorar exponencialmente a experiência de utilização dos mais diversos smartphones Android. O impulso inicial, porém, foi dado pela líder de mercado sul-coreana, a Samsung.

smartphone OPPO Find X5 Pro
As várias cores do smartphone OPPO Find X5 Pro.

Os telemóveis tornaram-se tão previsíveis que, com exceções como o Nothing Phone (1), ou alguns modelos da OnePlus de gama alta, e quiçá alguns OPPO Find X3 Pro e Find X5 Pro, não sinto aquele apelo de outrora.

Transição do plástico para metal e vidro foi a época de ouro no mundo Android

Certo é, porém, que o gosto pela área da tecnologia móvel, dos smartphones e dispositivos móveis se mantém. Agora algo curioso com o formato de telemóveis dobráveis, mas não totalmente convencido.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra
As várias cores do smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra.

Por outro lado, reconheço no Samsung Galaxy S23 Ultra o título de melhor smartphone Android até à data, para as tarefas e exigências modernas isto é. Um autêntico colosso para trabalho, fotografia, entretenimento e tudo quanto mais quiserem.

A propósito, veja-se a análise 4gnews a este colossal smartphone Android.

Por fim, resta-me deixar uma questão, concordam com esta eleição do Google Nexus 5X da LG como o melhor smartphone Android de sempre?

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.