LG Nexus 5X : Review/Análise em Português

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

OLG Nexus 5X.

Design e Qualidade de Construção

Claramente inspirado no seu antecessor, com linhas simples e elegantes, o LG Nexus 5X volta a utilizar o plástico como principal material de construção. Este material confere-lhe um toque muito suave, com arestas arredondadas e mantém o seu peso sob controlo com 136gramas e as seguintes dimensões: 147 x 72.6 x 7.9 mm.

A sua ergonomia e facilidade de utilização com uma só mão são pontos a seu favor, bem como a solidez geral do smartphone. Mesmo sendo construído em plástico é notória a preocupação com o resultado final, com o seu aspecto e qualidade de construção.

Construção sólida em plástico suave com acabamento "mate"

Longe de ser tão "premium" quanto o seu irmão LG Nexus 5X tem um bom aspecto e a minha única queixa relativamente à sua qualidade de construção prende-se com os materiais e o feed-back dos botões físicos On/Off e o selector de volume, ambos na sua lateral direita e ambos demasiado "moles" ao serem pressionados. Por último, a sua traseira é bastante suave, disfarçando um pouco as impressões digitais. Já o seu painel frontal é protegido pelo vidro Gorilla Glass 3.

Unboxing

Uma caixa simples, tons claros e o espírito da Google. No seu interior encontramos o LG Nexus 5X, um carregador/adaptador de parede com conexão USB do tipo C, um cabo com duas interfaces USB do tipo C e os habituais manuais e guias de iniciação.

Ecrã

O LG Nexus 5X tem um ecrã ou tela de 5.2 polegadas IPS LCD com uma resolução Full-HD (1080 x 1920) o que resulta numa densidade de 423ppi ou pixels por polegada.

Com esta resolução de ecrã as imagens e texto têm uma boa definição, mais do que suficiente para este tamanho de ecrã. Os seus ângulos de visão são igualmente bons mas a saturação das cores poderia ser bastante melhor. Além disso, o seu ecrã tem bastante brilho , algo que facilita a sua utilização ao ar livre, apesar de ser reflectivo. No entanto, o seu maior defeito é a representação de cor. Senti que toda a tela estava ligeiramente amarelada, isto é, os brancos não são puros e no geral, as cores tendem a fugir para os amarelos.

Boa definição e brilho, cores algo insípidas e pouco realistas

Durante as mais de três semanas em que utilizei este LG Nexus 5X como meu equipamento diário não tive qualquer queixa relativamente à resposta do ecrã que, aliás, é protegido pelo vidro Gorilla Glass 3. Em suma, a sua grande falha é a representação de cores que tende a descair para os tons amarelos, dando um ar pouco natural ou realista às cores que, por sua vez, são algo insípidas.

Desempenho e especificações

No interior do LG Nexus 5X é perfeitamente fluído, sendo a sua utilização diária uma experiência muito gratificante.

Desempenho muito bom em todo o tipo de tarefas

O Android 6.0 Marshmallow é o seu sistema operativo e com a sua interface ou UI limpa, sem aplicações desnecessárias, sem animações irritantes ou sons inoportunos, o Nexus 6P.

Android 6 Marshmallow no seu estado mais puro

Vê também: Análise / Review ao Huawei Nexus 6P

As suas especificações técnicas:

  • Ecrã de 5.2 polegadas IPS LCD protegido por Gorilla Glass 3
  • Resolução Full-HD 1080p com 423ppi
  • Processador Snapdragon 808, hexa-core a 1.8Ghz
  • 2GB de memória RAM
  • 16/32 GB de armazenamento interno não expansível
  • Bateria de 2700 mAh
  • Android 6 Marshmallow
  • Câmaras de 5 e 12.3MP

As câmaras do LG Nexus 5X

As câmaras dos smartphones são cada vez mais utilizadas no nosso dia-a-dia e, consequentemente, é cada vez mais notória a sua importância na hora de escolher um novo equipamento. Posto isto, o LG Nexus 5X conta com uma câmara principal de 12.3MP e com uma câmara secundária, frontal, de 5MP para as tuas selfies.

O desempenho da sua câmara principal de 12.3MP com flash-dual LED, focagem auxiliada por laser (laser autofocus) e uma abertura focal de f/2.0 é muito boa, ou mesmo excelente. Temos uma grande quantidade de detalhe nas fotos, as cores são bem conservadas, mantendo uns tons bastante naturais em cenários com luz natural e artificial. O modo HDR automático por vezes satura demasiado algumas cores, algo que lhe pode ser apontado como um defeito mas que, regra geral, te dará umas fotos extremamente cativantes, cheias de vida, detalhe e cor.

Uma excelente câmara fotográfica de 12.3MP

Nexus 6P, tal como a qualidade das fotográficas capturadas com as suas câmaras. Desde selfies com a câmara frontal de 5MP, a incríveis fotos de paisagens, panoramas, pessoas e macros.

Com esta câmara aconselho-te a pegar no teu smartphone e a explorar o mundo que te rodeia. Tira todo o proveito dos seus modos "Panorama", "Photo Sphere", "Desfocagem da Lente", ou brinca simplesmente com o modo HDR que, por norma, se porta bem e te consegue surpreender a cada nova foto.

Interface Limpa e simples, talvez em demasia

Por último, podes gravar vídeo a 4K Ultra-HD, câmara lenta (slow motion) a 720p@120fps, além da convencional gravação de vídeo em Full-HD (1080p) sem estabilização óptica da imagem. Aqui, mais uma vez, o seu sensor porta-se muito bem, com cores fieis, detalhes abundantes e uma boa gravação de som. Faltando apenas a estabilização óptica da imagem (OIS), esta é uma câmara muito completa, capaz de te proporcionar excelentes fotos e vídeos.

Autonomia de Bateria

No interior deste LG Nexus 5X temos uma bateria de 2700mAh que te consegue dar autonomia para um dia inteiro com utilização intensa, com jogos, vídeos e várias conectividades. Já com uma utilização moderada a leve, conseguimos chegar até aos dois dias de autonomia com comunicações, web browsing, alguns vídeos e uso misto.

Conseguimos perto de 4 horas de ecrã ligado com a luminosidade automática, sendo estes resultados perfeitamente aceitáveis para uma bateria com 2700mAh. Importa ainda referir que a a sua autonomia em espera ou stand-by é louvável, algo que se deve à Doze, uma das funcionalidades introduzidas com o Android 6.0 Marshmallow.

Autonomia de bateria para um dia de uso intenso

Conclusão

O Nexus 6P, o novo Nexus da LG é capaz de agradar aos fãs do sistema operativo Android e de despertar as boas memórias do antigo Nexus 5.

Cumpre ainda salientar o fantástico leitor de impressões digitais ou sensor biométrico, presente na sua traseira e muito fácil de usar no dia-a-dia. Além disso, sendo este um dispositivo da linha Nexus, terás actualizações de software garantidas, pelo menos enquanto que o seu hardware suportar as novas versões.

Um Nexus que "soube a pouco" sem, todavia, desiludir

No revés da moeda temos a sua qualidade de chamada que, na melhor das hipóteses, classifico como razoável. Isto porque senti muita distorção na voz da outra pessoa, apesar de nos ouvirem bem do outro lado da linha. Por último, a sua relação qualidade/custo está um pouco melhor agora que o seu preço está a aproximar-se dos 400€, no entanto, este valor ainda continua bastante superior aos valores encontrados nos mercados norte-americanos.

Um Nexus que soube a pouco, um Nexus que não desiludiu. Por si só o Nexus 5X?

Talvez queiras ver:

  • Samsung Galaxy A3 (2016): Review/Análise em Português
  • ZTE Axon Mini Premium Edition Review/Análise | De Mini tem pouco
  • Wiko Fever | Unboxing e Primeiras Impressões
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.