Farto de SPAM? A solução é usar a app Telefone Google para Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Google tem desenvolvido diversos métodos para melhorar a experiência de utilização das suas aplicações e dispositivos móveis Android, com o combate às chamadas de SPAM a figurar entre as prioridades. Com efeito, agora temos um novo aviso de Potencial SPAM no ecrã de chamada na aplicação Telefone Google.

Importa frisar que esta opção já esteve presente para muitos utilizadores, sobretudo para quem usa a versão beta desta app grátis para Android. Porém, por algum motivo que nos escapa, a Google removeu este aviso de potencial SPAM apresentado quando um número sinalizado nos liga para o telefone.

SPAM Telefone Google
Exemplo de apresentação de números sinalizados como potencial SPAM na app Telefone Google.

Agora, felizmente na minha opinião, este recurso voltou para todos os utilizadores com mais opções de identificação de potenciais engodos, ameaças, ou simplesmente campanhas comerciais.

Mais proteção contra chamadas de SPAM na app Telefone Google

O ecrã de chamada do nosso smartphone Android passará agora a apresentar um sinal bem claro sempre que um número previamente identificado pela Google como SPAM, nos estiver a ligar.

O alerta visual será impossível de ignorar, tal como podemos observar pelas imagens que ilustram esta peça.

Telefone Google App Android
Exemplo de alerta dado no ecrã de chamada com a aplicação Telefone Google.

O aviso, acompanhado do sinal vermelho, será o suficiente para que os utilizadores pensem duas vezes antes de atender uma chamada de um número previamente sinalizado como SPAM.

Porém, caso o utilizador reconheça o número, pode na mesma atender a chamada e, em seguida, classificar o número como seguro para evitar futuras sinalizações indevidas.

Ou seja, a app Telefone Google reconhecerá as preferências do utilizador, e, na próxima chamada recebida desse contacto, já não apresentará o sinal de alerta. Para tal, basta classificar o número como "Não SPAM", ou seja, um número seguro.

Proteção contra SPAM reforçada está disponível para qualquer utilizador da app

SPAM Android Google app
Função demonstrada na listagem da aplicação Telefone Google na Play Store.

Importa frisar que a possibilidade de classificar um número previamente sinalizado como potencial SPAM em número seguro está disponível no ecrã de Histórico de Chamadas.

Aí, tocando no número em questão, aparecerá um novo menu de opções onde versa a possibilidade de o classificar como número seguro.

Futuramente, a app Telefone Google memorizará as escolhas do utilizador e não voltará a apresentar o alerta para esse número de telefone. Porém, caso o utilizador classifique o número como SPAM, todas as próximas chamadas desse contacto vão parar diretamente ao correio de voz, à pasta de SPAM.

Aplicação Telefone da Google é gratuita para dispositivos Android

App Google Telefone

Alternativamente, para gerir esta classificação e proteção, ao abrir a aplicação Telefone Google acedemos às Definições a partir do canto superior direito. Em seguida, vamos à secção Identificação de chamadas e SPAM, no topo. Aí sim, podemos gerir o comportamento da aplicação Google e saber mais sobre o seu funcionamento.

Qualquer utilizador interessado pode já usar estas capacidades de proteção contra SPAM ao instalar a app Telefone Google, grátis, através da Google Play Store, para Android.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.