Facebook, WhatsApp, Instagram e Messenger voltam a cair em Portugal

Rui Bacelar
Comentar

O império de Zuckerberg volta a tremer. De acordo com o barómetro do downdetector a rede social Facebook e Instagram estão a apresentar graves falas no serviço. A mesma realidade é observável nas plataformas de comunicação WhatsApp e Messenger.

Após a falha de 25 de fevereiro, mais modesta, a nova quebra afeta as empresas do grupo Facebook por igual. Os primeiro relatos de problemas no serviço começaram acumular-se a partir das 11:27 horas de Portugal Continental, mantendo-se a problemática.

Os serviços do Facebook voltam a tremer em Portugal

Facebook problemas
Registo dos problemas no Facebook apontado pelo downdetector

Tal como aponta o portal Downdetector o Facebook está inoperacional. O mapa de problemas mostra uma forte concentração em Lisboa, Coimbra, Porto e Braga, com mais ocorrências a espalhar-se por Portugal Continental.

A problemática aparenta estar concentrada em Portugal e na Europa, com o principal problema relatado a ser a falha geral no serviço, o acesso à redes social. Os utilizadores queixam-se também da impossibilidade de acesso à conta e da atualização do feed.

O WhatsApp está igualmente inoperacional

WhatsApp Facebook
Registo dos problemas no WhatsApp apontado pelo downdetector

Particularmente grave - atendendo ao mapa de Portugal - é a falha no WhatsApp. Com quebras severas em Lisboa, Porto e Braga, o serviço está em baixo. Os problemas mais comuns são a falha geral, impossibilidade de acesso e falha no envio das mensagens.

O pico das reclamações foi registado às 11:52 de Portugal Continental com mais de 1866 reclamações à data de redação deste artigo. Ao aceder ao WhatsApp podemos ver o histórico de mensagens, mas há grande demora na entrega de novas comunicações.

A página de Estado (Status) está disponível, com a principal problemática a incidir na troca direta e instantânea de mensagens.

O Instagram e Facebook Messenger também falharam

Facebook
Registo dos problemas no Instagram apontado pelo downdetector

Incapaz de atualizar o feed, o Instagram não está a atualizar a página principal (do utilizador), nem a página de descoberta. O pico das queixas em Portugal ocorreu às 12:00h com mais de 1523 reclamações no portal supracitado.

Entre as falhas mais comuns está a geral, com a incapacidade de acesso à conta a seguir-se. Por fim, as dificuldades no upload (carregamento de novo conteúdo) também são apontadas.

O Facebook Messenger, plataformas de comunicações instantâneas associada ao Facebook também apresenta problemas. O principal problema reside no envio e apresentação (receção) das mensagens e comunicações de texto.

Até ao momento não são conhecidas as causas para a falha geral nos serviços do Facebook, a maior desde 28 de julho de 2020. Desde então que o WhatsApp não era afetado tão severamente, mas recordamos as falhas de 25 de fevereiro nos demais serviços.

O serviço aparente estar gradualmente a ser reposto no território continental.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.