Facebook: Vulnerabilidade afetou 50 milhões dos seus utilizadores

Carlos Oliveira
Facebook Messesger M Instagram
Rede social vítima de mais uma investida de hackers

O Facebook é atualmente a rede social mais utilizada em todo o mundo. A plataforma criada por Mark Zuckerberg tem vindo a evoluir de forma constante nos últimos tempos com o intuito de satisfazer as necessidades dos seus utilizadores.

Em contrapartida, com todo este sucesso é natural que o Facebook se torne um alvo cada vez mais apetecível a hackers. Afinal de contas, quem é que iria perder o seu tempo a explorar vulnerabilidades caso estas não tivessem grandes repercussões.

Vê ainda: Google pode pagar até 9 mil milhões de dólares à Apple

Foi precisamente isso que aconteceu recentemente com esta rede social. O Facebook anunciou a descoberta de uma falha de segurança que colocou em causa as contas de 50 milhões de utilizadores da plataforma.

Em primeiro lugar importa frisar que esta falha já se encontra corrigida. Com efeito, podes ficar, desde já, descansado pois se a tua conta foi uma das visadas ela já se encontra devidamente protegida.

Falha de segurança estava presente em parte do código do teu perfil no Facebook

Em seguida importa então explicar em que consistia e como podia ser explorada esta falha de segurança. Com efeito, a mesma encontrava-se ao nível do código da funcionalidade "Ver como" do teu perfil do Facebook.

Esta funcionalidade basicamente permite-te visualizar o teu próprio perfil como se de um amigo te tratasses. Ou seja, desta forma tinhas uma ideia exata de como o teu perfil será apresentado a qualquer um dos teus amigos na rede social.

Por conseguinte, ao explorar esta vulnerabilidade, os hackers obtinham acesso aos chamados tokens. Estes são dados digitais que te permitem voltar à rede social sem que tenhas de voltar a introduzir as tuas credenciais de acesso.

Padrões de Comunidade Facebook
Mark Zuckerberg, CEO da rede social. ©reuters

Mas importa também frisar que estes tokens nunca revelam a tua password de acesso. Assim, não há qualquer necessidade de a alterares. Explorando esta vulnerabilidade os meliantes apenas conseguiam entrar na tua conta sem que fosse necessária a re-introdução das tuas credenciais de acesso.

Todos aqueles que foram afetados por este problema já não precisam de se preocupar com tal. O problema já foi resolvido pelo Facebook e terás dado conta caso tenhas sido desconectado da tua conta de forma automática.

Como medida preventiva a funcionalidade "Ver como" foi desativada para todos os utilizadores da rede social. Técnicos especializadas e as autoridades competentes estão já a investigar este problema.

No entanto, esta investigação está ainda numa fase bastante precoce. Quer isto dizer que ainda não se sabe muito bem qual a extensão real do problema, nem ao certo o tipo de informações a que os hackers conseguiram ter acesso.

Editores 4gnews recomendam:

YouTube: Já sabes como ver o tempo que “desperdiças” a ver vídeos?

Amazon Alexa: Jeff Bezos quer assistente virtual em todo o lado

Tesla – Elon Musk poderá deixar cargo que detém atualmente

Fonte | Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.