Facebook: vê aqui se o teu email foi um dos 533 milhões revelados online!

Rui Bacelar
Comentar

Estima-se que mais de 2 milhões de portugueses tenham os seus dados da conta de Facebook revelados online num dos últimos escândalos a afetar a rede social de Mark Zuckerberg. O recente leak afetou mais de 530 milhões de utilizadores em todo o mundo!

A informação foi exposta por hackers, ou piratas informáticos que disponibilizaram estes dados sensíveis num fórum dedicado ao hacking e atividades online ilícitas. O alerta foi dado pela Hudson Rock, empresa de inteligência de crimes cibernéticos.

Verifica se o teu email foi comprometido!

That’s the email addresses loaded, I’m still considering what to do with the phone numbers https://t.co/OsQpJIgB0o

— Troy Hunt (@troyhunt) 4 de abril de 2021

Através do portal Have I Been Pwned é possível saber se as nossas credenciais como o contacto de correio eletrónico (email) foi atefetado. Esta plataforma de verificação foi criada por Troy Hunt, um especialista em cibersegurança.

Hunt, através do seu Twitter, aponta que esta fuga de informação aparenta ser legítima. Face ao exposto, aconselhamos os utilizadores a ver se os respetivos emails ou informação pessoal foi comprometida na Internet.

Em causa estão dados de 533 milhões de contas de Facebook

Facebook

O acervo de informações alvo de leak ou exposição inadvertida contempla não só o email (correio eletrónico) como vários outros identificadores. Entre estes destacamos o número de telefone associado à conta, bem como outras informações pessoais.

Destacamos também a localização aproximada dos utilizadores, nome completo, dados do perfil, listas de contactos e informações biográficas. Por outras palavras, a quase totalidade de dados sensíveis que pertencem à esfera privada do utilizador.

Esta fuga foi avançada em primeira mão pela Business Insider, sendo o mais recente atentado à privacidade dos utilizadores da maior rede social do mundo. A escala da fuga de informação é assustadora, afetando mais de 2 milhões de portugueses.

Há mais de 2 milhões de utilizadores portugueses afetados

All 533,000,000 Facebook records were just leaked for free.This means that if you have a Facebook account, it is extremely likely the phone number used for the account was leaked.I have yet to see Facebook acknowledging this absolute negligence of your data. https://t.co/ysGCPZm5U3 pic.twitter.com/nM0Fu4GDY8

— Alon Gal (Under the Breach) (@UnderTheBreach) 3 de abril de 2021

Alon Gal, CTO da empresa responsável pela deteção desta enorme fuga de informação revela também a lista de países e respetivo número de utilizadores afetados. Portugal consta com 2 milhões, 277 mil e 361 utilizadores visados no último ataque.

Segundo esta fonte, a primeira vez que o caso foi detetado corriam ainda as primeiras semanas de janeiro. Desde então, nesse fórum dedicado ao hacking, era anunciado um "bot" que podia fornecer números de telefone de vários milhões de utilizadores do Facebook.

Através desta ferramenta de acesso aos dados, o responsável pretendia lucrar com a informação obtida. Para o efeito, garantia a entrega dos dados supracitados em troca de uma quantia em dinheiro, verificando-se a legitimidade das informações colhidas.

Até ao momento não há nenhuma informação ou resposta por parte do Facebook. Sublinhamos que entre o acervo de informações divulgadas não constam as palavras-passe, mas é recomendado que os utilizadores alterem a mesma.

A par disto, recomendamos a ativação da autenticação em dois fatores, para dificultar um possível acesso ilegítimo à conta de Facebook.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.