Facebook dará maior controlo aos utilizadores sobe a sua privacidade

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Facebook tem-se visto envolto em várias discussões sobre privacidade depois do escândalo com a Cambridge Analytica. De uma forma muito sucinta, esta entidade ter-se-á apoderado de dados pessoais dos utilizadores desta rede social. Dados esses que poderão, inclusive, ter influenciado a eleição de Donald Trump como presidente dos EUA.

Depois de nos depararmos com tais informações, não faltaram interrogações quanto à privacidade dos utilizadores do Facebook e dos seus dados. Algo que causou vários danos no Facebook como empresa e que levou muitos utilizadores a abandonarem a rede social.

Vê ainda: Google Play Store: 25 aplicações Android temporariamente gratuitas

Confrontados com este cenário, Mark Zuckerberg e a sua equipa têm vindo a redobrar esforços para melhorar as suas políticas de privacidade. Assim, ainda antes do início da conferência F8, o CEO do Facebook veio anunciar a sua nova ferramenta para potenciar a privacidade dos seus utilizadores.

Clear History permitir-te-á apagar o histórico associado à tua conta no Facebook

Esta nova ferramenta dará pelo nome de Clear History, e como o nome indica, permitir-te-á apagar o teu histórico. Esta estará acessível junto das restantes ferramentas de segurança oferecidas pelo Facebook.

Quando estás a navegar pela internet o teu browser vai guardando informações relativas às páginas que visitas. Para além de registar todas essas páginas, também cookies e outros parâmetros vão sendo armazenados.

Porém, cada browser oferece-te a possibilidade de eliminares estes dados quando bem entenderes. Será precisamente isso o que o Clear History oferecerá aos utilizadores do Facebook. Aliás, foi esta a analogia utilizada por Zuckerberg no anuncio desta funcionalidade.

Esta nova função dar-te-á ainda a possibilidade de veres que sites recolheram informação sobre ti e que a veiculam à tua conta na rede social. Aí, terás o poder de eliminar essa veiculação ou simplesmente permitir que tal continue a acontecer.

Mas tal como acontece com os browsers, também a eliminação deste conteúdo terá repercussões na tua experiência de utilização do Facebook. Algo de que Mark Zuckerberg não se coibiu de salientar na sua publicação.

Caso optes por eliminar todos estes dados, a rede social irá começar do zero todo o processo de aprendizagem sobre os teus gostos. Tal será certamente sentido na forma como o Facebook passará a apresentar o teu Feed.

Apesar de ter já anunciado esta funcionalidade, ainda poderá demorar meses até que seja implementada. Antes de tal acontecer, a empresa irá reunir-se com personalidades entendidas no assunto afim de proporcionar a melhor experiência possível.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge começam a receber o Android Oreo

Ming-Chi Kuo deixa a KGI Securities mas não deixará de seguir a Apple

Xiaomi Mi A1: Já podes testar o Android Oreo 8.1 no teu smartphone

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.