Facebook: Como reduzir a informação que dás à Rede Social
Imagem CNet

O Facebook está debaixo de fogo depois do escândalo da Cambridge Analytica. Foram mais de 50 milhões de utilizadores que viram as suas informações – privadas e públicas – partilhadas sem o seu consentimento.

O Facebook vive da venda de publicidade a terceiros. Isto significa que partilha as tuas informações com agências de publicidade de forma a dar-te mais conteúdo publicitário do teu interesse.

Vê ainda: Afinal o que se passa com o Facebook e com a Cambridge Analytica?

Pessoalmente não sou contra publicidade, aliás, a 4gnews vive disso mesmo. Por isso pedimos a todos os nossos leitores para evitar o uso de AdBlock no nosso site. Para além de não termos qualquer publicidade intrusiva, não obtemos quaisquer informações sobre os nossos leitores.

O mesmo não acontece com o Facebook. A empresa de Mark Zuckerberg oferece às agências publicitárias o detalhe da tua vida. Isto pode ser problemático quando as agências como a Cambridge Analytica decidem obter estas informações para moldar uma cultura e instaurar confusão na sociedade.

O Facebook quer saber demais sobre a tua vida e os teus interesses

Por isso vamos olhar para o Facebook e suas informações. Podes sempre apagar o teu perfil, porém, se não queres ir ao extremos segue estes passos de forma a limitar a informação que dás à Rede Social.

Primeiro vamos aceder AQUI. As tuas aplicações instaladas são dos aspetos mais relevantes. Foi com uma simples aplicação como esta que a Cambridge Analytica conseguiu a informação detalhada de mais de 50 milhões de utilizadores.

Aqui obterás a informação de qu aplicações tem acesso ao teu Facebook. Isto pode incluir gostos, interesses, interações, comentários… por aí fora. Terás apenas de clicar no “X” e apagar as aplicações que já não usas faz tempo. Há aplicações de “Login”  em outros websites que até são importantes, tudo o resto, apaga sem dó nem piedade!

Agora vamos às publicidades do Facebook!

As publicidades também podem ser minimamente controladas. Acede AQUI e abre cada uma delas e começa a selecionar aquilo que não te sentes à vontade em oferecer aos anunciantes. Cuidado para não ficares assustado com as informações que o Facebook sabe sobre a tua vida.

Segue tema por tema e vai limitando face as tuas ideias de privacidade. No meu caso, quase tudo foi desativado, principalmente depois desta situação com a Cambridge Analytica.

Como referi, há sempre a possibilidade de apagares a tua conta, mas se preferes limitar os teus dados sempre te escondes um pouco face aos anunciantes e mal-feitores do Facebook.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Twitter já integra leque de Progressive Web Apps para Windows 10

Apple não deverá fazer livestream do evento de terça-feira

Podcast à conversa com David Ventura: Xiaomi lidera na qualidade/preço

Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho. Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.