Facebook recebe novo design acompanhado pelo Dark Mode

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Depois da implementação de uma nova interface nos dispositivos móveis, é agora tempo de a versão web do Facebook seguir o mesmo caminho. Adicionalmente, a rede social junta-se à moda do Dark Mode.

Alguns utilizadores estão a ser convidados a experimentar o novo design do Facebook. Estando esta interface ainda em fase de testes, é natural que só alguns estejam a ser convidados a experimentar as novidades.

Assim que os contemplados aceitem aderir ao grupo de teste, são questionados da sua preferência entre um modo claro ou escuro. Caso mudes de ideias mais tarde, poderás alterar o esquema de cores nas definições rápidas da rede social.

Dark Mode do Facebook está a ser criticado

O Dark Mode está na moda em várias plataformas e serviços, mas a abordagem do Facebook não está a ser elogiada. Segundo relatos de alguns que já o puderam experimentar, este modo escuro apresenta-se esquisito.

Ademais, alguns queixam-se de problemas na leitura de texto com o o modo escuro ativo. A nova interface do Facebook está igualmente a não gerar consenso entre os utilizadores.

O que muda com a nova interface do Facebook

As mudanças com esta interface não são muito significativas, mas muda algumas coisas de posição. Por exemplo, a barra de pesquisa está agora no canto superior esquerdo do ecrã.

Já os ícones para as notificações, página inicial, marketplace e outros estão agora ao centro. Em seguida continuas a poder ver as histórias dos teus amigos, o centro de criação das tuas publicações e depois o teu feed.

Do lado direito temos agora as nossas fotos de perfil e de capa, imediatamente antes das definições rápidas. Em seguida, como habitual, poderás saber quem dos teus amigos está online.

Já a nossa página de perfil está mais elegante com a remoção dos limites de cada cartão de informação. As nossas fotos de perfil e de capa passam a ter um maior destaque.

A implementação desta nova interface certamente será faseada. Isso implica que não há nada que possas fazer para a ativar, a não ser esperar até que sejas notificado para tal.

Editores 4gnews recomendam:

  • Facebook vai utilizar encriptação como medida de protecção de crianças
  • Twitter 'apaga as luzes' e traz finalmente o Dark Mode para Android
  • As 10 redes sociais mais usadas em Portugal em 2019
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.