Facebook: ‘O Futuro é Privado’, diz Mark Zuckerberg

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Esta frase ecoou na conferência de desenvolvedores F8. Naquele que é o maior evento anual do Facebook, o seu CEO quis falar de privacidade no seu espólio. Mostrando querer fazer uma volta de 180 graus naquilo que acontece neste momento.

Os problemas de privacidade associados ao Facebook sucedem-se. Viveu assombrado por estes praticamente desde que existe, mas a verdade é que os últimos anos têm sido ainda mais críticos para o império de Zuckerberg.

Como pretende Zuckerberg mudar as coisas?

Foram vários os pontos abordados. Interações privadas, encriptação, redução da permanência e dados mais seguros. Obviamente, depois de todos os problemas associados ao Facebook, ficamos sempre apreensivos com tanta promessa.

A verdade é que são vários os exemplos em que o Facebook mostrou não tratar da melhor forma os dados dos utilizadores. Obviamente, a partir daí nascem as publicidades escolhidas a dedo para cada um de nós.

Encriptar as conversas foi um dos pontos em destaque

O grande plano é encriptar as mensagens que enviamos – finalmente. Ou seja, o que o Facebook diz é que nunca mais vai conseguir ler as tuas conversas. Mesmo sem este acesso, não vão faltar maneiras de saber que anúncio se adequa melhor a ti.

Tudo o que pesquisas, dentro e através da Facebook. Os vídeos que vês, ou as publicações que mais comentas, os teus interesses e todos os sítios que visitas e mostras interesse. Tudo isto e mais, serão usados para te mostrar o 'melhor' anúncio.

Um dos grandes planos do Facebook é que utilizadores do WhatsApp, Messenger ou Instagram possam comunicar através das mensagens, independentemente da plataforma. Fica mais fácil comunicares com os teus amigos, mas por outro lado leva o Facebook a dominar o ecossistema.

Editores 4gnews recomendam:

  • Facebook Dating vai abrir para mais 14 países!
  • Instagram transforma-se em loja online com novas funcionalidades!
  • Facebook Messenger vai ter grandes novidades em 2019!
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.