Facebook Messenger ou WhatsApp? A melhor App para a tua privacidade

Filipe Alves
Comentar

O Facebook Messenger e o WhatsApp são dos serviços de mensagens mais utilizados no mundo. Curiosamente, ambos fazem parte do Facebook.

Enquanto que o Messenger foi criado pela rede social, o WhatsApp foi comprado por uns bons milhões há uns anos. Assim sendo, visto que são da mesma empresa, qual é o melhor para a tua segurança?

WhatsApp é mais privado que o Facebook Messenger

WhatsApp Facebook Messenger

Quem está no mundo da tecnologia não é novidade que o Facebook Messenger não é propriamente "seguro". Isto porque o WhatsApp, por exemplo, utiliza encriptação ponta-a-ponta em todas as conversas (sejam mensagens ou chamadas) por padrão.

Enquanto isso, o Facebook Messenger esconde essa possibilidade nas definições do chat e chama-lhe "conversa privada". Ou seja, e as outras conversas não são privadas?

Daí quando escrever sobre "pasta dos dentes" no dia seguinte começas a ver publicidade de pastas dos dentes. Mesmo sem teres pesquisado sobre o assunto.

Facebook Messenger é muito mais cómodo que o WhatsApp

Facebook Messenger

Porém, o WhatsApp não é tão cómodo quanto o Facebook Messenger. Ainda que agora a nova atualização tenha trazido os códigos de QRCode para não teres de dar o teu número de telefone, esta é a forma como as pessoas normalmente partilham contactos no WhatsApp.

Nesse aspeto, não é tão privado assim. Isto é, dá-te a segurança na conversa com a tal encriptação, todavia, tens de partilhar algo que para muitos é íntimo, o número de telefone.

Já o Facebook Messenger, qualquer pessoa pode chegar à tua conta do Facebook e mandar uma mensagem. Isto é, muito mais prático. Presumindo que do outro lado a pessoa tem um perfil na rede social.

WhatsApp continua a ser o melhor para a privacidade

Em suma, o WhatsApp continua a ser a melhor opção. Porém, não é a única. Assim sendo, dá também uma vista de olhos à nossa lista de aplicações que podem muito bem substituir o WhatsApp no teu telefone e tomar conta das tuas conversas diárias.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.