O Facebook continua a desenvolver novas funcionalidades para as suas plataformas de mensagens e, a mais recente é a "Vanish Mode". Esta funcionalidade já está a ser disponibilizada para o Messenger e Instagram, sendo obviamente copiada da rival Snapchat.
Esta não é a primeira vez que o Facebook se inspira no Snapchat para novas funcionalidades, mas desta vez foi demasiado óbvio. O "Vanish Mode" traz para o Messenger e Instagram a funcionalidade base do Snapchat, mensagens que desaparecem depois do utilizador as abrir.
Como vai funcionar o Vanish Mode no Messenger e Instagram
Introduzido como parte do programa de integração das duas plataformas de mensagem, o "Vanish Mode" vai funcionar de uma forma bastante simples. Vais poder enviar mensagens de texto, emojis, fotos, GIFs, mensagens de voz e stickers, tendo a garantia de que estas irão desaparecer após serem vistas e o recetor abandone o chat.
A única diferença clara entre a funcionalidade presente no Snapchat é que, nas aplicações do Facebook não estará ativa de forma padrão. Ou seja, se quiseres utilizar o "Vanish Mode", vais ter de um ativar nas definições.
Uma vez iniciado o novo modo, todo o tema da aplicação fica automaticamente escuro (caso não tenhas o Dark Mode ativo) e vais ver um botão permanente no topo do ecrã, onde poderás desligar o "Vanish Mode".
Como medida de segurança, tal como acontece no Snapchat, o Facebook confirmou que sempre que alguém fizer uma captura de ecrã o utilizador será alertado.
Este modo é certamente o que muitos utilizadores desejavam ter visto chegar ao WhatsApp, demonstrando de forma perfeita o porquê de toda a frustração com a recente funcionalidade.
Para já, o "Vanish Mode" está a ser disponibilizado globalmente, mas de forma faseada. Por isso, é possível que demore algum tempo até que fique disponível para todos os utilizadores em Portugal.
Editores 4gnews recomendam:
- WhatsApp para empresas adiciona botão para compras! Solução ideal para lojas e clientes
- WhatsApp: "lixo" enviado pelos teus amigos deixará de ser um problema!
- Facebook para Android começa a receber funcionalidade muito pedida