Facebook Messenger: app de mensagens recebe funções úteis do Slack

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Facebook Messenger é uma das apps de comunicações instantâneas mais usadas no mundo, a par do WhatsApp, pertencente ao grupo META (ex-Facebook). Agora, esta aplicação foi atualizada com uma das melhores novidades, uma função particularmente útil e popularizada pela plataforma Slack.

A partir de agora poderão alertar todos os participantes de uma conversa de grupo ou mencionar especificamente um participante, por exemplo, ao recorrer a atalhos como o "@" seguido do nome do utilizador a citar. As novidades estão atualmente em distribuição para as versões do Messenger para Android e iOS, bem como para a versão Web.

Tal como no Slack, também podem usar a "@" no Facebook Messenger

Facebook Messenger

O Slack é provavelmente a melhor app de mensagens e serviço de comunicações de foro empresarial / laboral que podem usar. É uma das soluções mais completas para falar coma os colegas de trabalho, ou mesmo para utilização pessoal, repleto de funções.

Entre estas, uma das mais versáteis e úteis no quotidiano, sobretudo quando existem várias pessoas num mesmo grupo, é a possibilidade de as identificar numa conversa com recurso ao atalho da "@" sempre que necessário.

Importa ainda frisar que o anúncio foi feito pelo gripo Meta, em publicação dedicada onde são detalhadas as novidades. A empresa fez saber que as novidades já estão a chegar aos utilizadores da app em Android e iOS, mediante distribuição gradual.

Podem usar os comandos @todos/everyone nos chats do Facebook Messenger

Facebook Messenger

Em síntese, temos novos atalhos simples para chegar a quem necessitarmos no Facebook Messenger, algo familiar para utilizadores do Slack. Teremos também a possibilidade de silenciar este tipo de alertas e menções para evitar notificações fora de horas.

Os utilizadores passam agora a dispor de atalhos gerais e específicos para mencionar alguém nos mais diversos chats do Messenger, bastando tirar partido da @.

Teremos também alguns passos de verificação para garantir que não a mensagem não é enviada acidentalmente, sobretudo quando estiverem presentes utilizadores com diferentes fusos horários no chat.

Por fim, o grupo Meta afirma que existem mais atalhos de conversação atualmente a serem preparados pela gigante das redes sociais norte-americana. Até lá, podemos usufruir dos novos controlos já disponíveis após a última atualização da app de mensagens.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.