Facebook lança Avatars para competir com os Bitmoji do Snapchat

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com um comunicado oficial, os Facebook Avatars já estão disponíveis na Europa. Originalmente, esta novidade foi introduzida na Austrália, há um ano. A empresa de Mark Zuckerberg decidiu então levar esta imitação dos Bitmoji ao continente europeu.

Os Bitmoji são os emojis pessoais, personalizados pelo próprio utilizador, de acordo com as suas características faciais. Os Facebook Avatars são essencialmente a mesma coisa, disponíveis através do menu de Stickers. Desta forma, utilizadores podem responder a mensagens ou publicações com o seu Avatar.

Sejam Bitmojis, Facebook Avatars ou Animojis da Apple, estes emoijs baseados no utilizador tendem a ter alguma popularidade, principalmente no Snapchat. Como seria esperado, o Facebook não resistiu e pegou numa das funcionalidades das redes sociais concorrentes.

A atualização dos Avatars é bastante recente, pois nos nossos testes ainda não apareceram no Facebook em Portugal. Deverá ser uma questão de tempo até que possas criar o teu Avatar e dinamizar a maneira como interages na rede social.

Snapchat já não é uma ameaça tão grande ao Facebook

Lançado em 2011, o Snapchat usufruiu de bastante popularidade, como uma rede social diferente das outras. A sua ideologia de mensagens efémeras e fotografias que desapareciam pouco depois de ser enviadas foi bem recebida pelos utilizadores. O Facebook tentou repetidamente comprar a rede social sem sucesso.

Restou ao Facebook "imitar" algumas das características do Snapchat, a mais famosa sendo as "Stories". Desde que o Instagram implementou o Stories (por conseguinte, o Facebook), que a popularidade da app aumentou, tornando o Snapchat meno relevante nesse sentido.

Nos Estados Unidos, o Snapchat continua a ser popular, mas sejamos sinceros: nunca foi grande em Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp vai levar as tuas vídeochamadas para outro nível
  • Atualiza já o teu Google Chrome! Google avisa utilizadores sobre falha de segurança grave!
  • Netflix para Android recebe funcionalidade "sagrada" para ecrãs curvos!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.