Facebook cessa parceria com a Huawei perante a atual polémica

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

Facebook. mundial de smartphones.

Vê ainda: dará maior controlo aos utilizadores sobe a sua privacidade

Avança a CNBC que o Facebook cessará a sua parceria com a tecnológica chinesa, Huawei, já no final desta semana. Tudo isto ainda devido ao rescaldo do escândalo em torno das informações e dados dos utilizadores.

O motivo que terá levado à quebra de relações entre o Facebook e a Huawei prender-se-á com o acesso às informações dos utilizadores por parte da fabricante Android. Na prática, a Huawei tem acesso às informações dos utilizadores da rede social através dos seus smartphones.

Facebook rompe parceria com a tecnológica Huawei

Note-se que já desde o início do ano que a tecnológica chinesa foi identificada pelas agências de informação e segurança dos Estados Unidos da América como um risco. Desde o FBI à NSA, todas as agências consideram esta fabricante Android numa potencial fornecedora de informações pessoais ao governo chinês. O caso tem sido amplamente retirada estratégica do 3º maior mercado mundial de smartphones e dispositivos móveis.

Perante o atual cenário de desconfiança para com a fabricante chinesa, a empresa de Mark Zuckerberg decidiu cortar relações. O clima crispado entre Washington e as fabricantes chinesas tem-se agravado nos últimos meses, sendo a decisão do Facebook expectável.

Mais ainda, o Facebook cita várias fabricantes chinesas como a Huawei, TCL. Estas sendo algumas das fabricantes Android com acesso às informações dos utilizadores do Facebook nos respectivos dispositivos móveis.

A privacidade dos utilizadores...

Por sua vez, também o Facebook enfrenta uma crise de confiança em todas as frentes. Afirmando que estas fabricantes tinham acesso "controlado" a certas informações aprovadas pela rede social. Ainda assim, decidem agora cortar todo o potencial de risco.

Já a fabricante Android afirmou esta semana que nunca recolheu ou armazenou dados dos utilizadores do Facebook através dos seus equipamentos.

Esclarecendo o assunto, o porta-voz da fabricante chinesa, Joe Kelly afirma que o acordo existente entre ambas as empresas visa tornar mais convenientes os serviços da rede social para os utilizadores.

Acordo este que chega ao fim esta semana.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Honor Play é o 1.º smartphone com a nova tecnologia da Huawei

P20

Fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.