Facebook e Instagram sem publicidade na Europa? Sim, mas vão ter que pagar!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O grupo Meta (ex-Facebook) está a ponderar lançar versões livres de publicidade e anúncios das suas redes socais Facebook e Instagram na Europa. De igual modo, o mesmo pode suceder com a app de mensagens WhatsApp, também detida pela Meta.

Em causa está o reforço do escrutínio legislatório dos regulamentos europeus, com o apertar da regulamentação à publicidade e tratamento de dados pessoais pelas plataformas digitais.

Em todo o mundo, aliás, os hábitos de utilização da tecnologia também estão a mudar, desde os Estados Unidos da América e, com mais ímpeto legislativo, aqui na Europa comunitária.

Sem publicidade? Sim, nas versões pagas do Facebook e Instagram

Instagram Facebook Meta Europa

Se, de um lado, temos o próprio utilizador norte-americano mais ciente da importância da sua privacidade online, na Europa temos uma política ativa de proteção destes mesmos dados pessoais. Algo que poderá, na prática, levar a Meta a lançar versões pagas do Instagram e do Facebook a ser lançadas no nosso continente.

A possibilidade foi avançada pelo New York Times, citando fontes próximas da matéria. Ao que tudo indica, nestas versões pagas o utilizador não terá publicidade a ser apresentada nas redes sociais. Como tal, elimina-se o "risco" da recolha de dados pessoais que continua a motivar a Europa comunitária a apertar o cerco às tecnológicas.

Tratando-se ainda de planos confidenciais junto do grupo Meta, as pessoas que prestaram declarações ao Times optaram por manter o anonimato. Mais ainda, os contornos exatos destas versões não são ainda conhecidos, tampouco o plano de preços para a Europa.

Versões gratuitas do Facebook e Instagram continuarão disponíveis na Europa

Instagram Facebook Meta Europa

Em todo o caso, as fontes apontam que o grupo Meta continuará a disponibilizar e desenvolver as versões gratuitas de ambas as plataformas sociais como até agora. Porém, quem quiser usar as versões mais respeitadoras, em absoluto, da sua privacidade, terá que pagar para o fazer.

Importa frisar, porém, que de momento não foram avançados detalhes quanto aos preços das versões pagas do Facebook e do Instagram na Europa. De igual modo, carecemos também de uma data para a apresentação destes produtos e respetiva disponibilização no mercado europeu.

Acalmar o regulador europeu ao garantir a privacidade Online

Tudo parte do modelo de negócios da gigante tecnológica liderada por Mark Zuckerberg. Ao longo dos últimos 20 anos a sua empresa focou-se na oferta de redes sociais de uso gratuito para os seus utilizadores que, em troca, disponibilizariam os seus dados pessoais.

É na venda destas informações, métricas, indicadores, estatísticas e várias outras informações - o chamado Big Data - que ajudou esta empresa a crescer para se tornar numa das mais poderosas no mundo. São, em última instância, os nossos dados que alimentam literal e figurativamente o grupo Meta.

Mesmo sem nos apercebermos, para o comum dos utilizadores, as nossas informações têm cada vez mais valor. Facto que não passa despercebido ao regulador europeu e que, felizmente, começa já a ser algo a considerar pelo próprio utilizador.

Resta saber, assim, quando e como chegará esta versão paga do Facebook e Instagram à Europa e, aliás, se se estenderá também ao WhatsApp. Em todo o caso, será uma solução para o grupo Meta não ter problemas legais na Europa.

Breaking News: Facebook and Instagram may introduce paid, ad-free accounts in Europe, as Meta tries to fend off privacy and regulatory concerns. https://t.co/nl3MWeI6Zo

— The New York Times (@nytimes) 1 de setembro de 2023

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Rui Bacelar
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O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.