messenger-fb

O Facebook acaba de anunciar na sua conferência F8 a introdução de bots no Messenger. Para quem não sabe, os bots são pequenos robots operados através de software e com diferentes graus de complexidade que são capazes de simular uma conversa entre seres humanos.

Vê ainda: Facebook Beta atualizado com muitas correções para Windows 10 Mobile

   

Basicamente a introdução desta ferramenta está intimamente ligada à automação fazendo com que os bots tenham a capacidade, por exemplo, de reservar um hotel, encomendar uma refeição, encontrar um restaurante, chamar um táxi, entre outras coisas. E tudo isto como se o utilizador estivesse a falar com outra pessoa do lado de lá. Ou seja, será possível comprar ou reservar algo através do envio de uma simples mensagem via Messenger. E isto é apenas a ponta do iceberg das capacidades de um bot.

Todavia, esta funcionalidade está a ser apresentada como revolucionária, inovadora e nunca vista. Mas a verdade é que a ferramenta já existe na maioria das aplicações de mensagens instantâneas concorrentes ao Facebook Messenger. Desde o Telegram, o KiK, o Line, o WeChat, etc… A única diferença é que através da introdução desta ferramenta no Messenger ela possa chegar a mais gente; porque, fora isso, o Facebook acabou de nos presentear com a reinvenção da roda.

Facebook (Messenger) - 4gnews.pt

Espera-se que os bots venham mudar, fundamentalmente, a maneira como as pessoas utilizam o seu smartphone. Ou seja, em vez de abrir ou descarregar várias aplicações independentes, por exemplo a aplicação de uma pizzaria para fazer a encomenda de uma pizza, passará a ser possível fazer-se isso através do Messenger, desde que, claro, as empresas e os seus developers desenvolvam o seu bot e entrem no jogo. O que não será difícil que aconteça, tendo em conta que o Facebook Messenger tem actualmente cerca de 900 milhões de utilizadores.

Talvez queiras ver:

ViaGizmodo
FonteFacebook Developer Conference
Tech Editor aqui na tua, nossa e vossa 4gnews, onde a tecnologia é falada em Português. Repórter ocasional e legal hacker. Orgulhosamente nascido no ano em que a Word Wide Web foi inventada, a Nintendo lançou o Game Boy, o primeiro episódio dos Simpsons foi para o ar e o Muro de Berlim caiu.