Nothing retira Nothing Chats da Play Store por problemas de segurança

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Na última semana a Nothing voltou a fazer ‘manchetes’ a sua nova app Nothing Chats. Esta pretendia levar até ao Phone (2) a possibilidade de usar o iMessage da Apple num smartphone Android. Mas parece não ter corrido bem.

Algumas horas após a app ficar disponível para os utilizadores, a Nothing viu-se obrigada a retirá-la da Google Play Store. Em comunicado na rede social X, a Nothing afirmou devia à “correção de vários erros”. Mas veio a descobrir-se que essa afirmação não conta a história toda.

We've removed the Nothing Chats beta from the Play Store and will be delaying the launch until further notice to work with Sunbird to fix several bugs. We apologise for the delay and will do right by our users.

— Nothing (@nothing) 18 de novembro de 2023

App Nothing Chats expunha dados dos utilizadores

Tal como vários órgãos de comunicação social noticiaram, uma análise técnica veio a descobrir que esta retirada acontece por preocupações de segurança. A app afirma ter encriptação ponta a ponta, mas as descobertas revelam que a mesma expunha os dados e imagens dos utilizadores.

A descoberta foi inicialmente feita por Kishan Bagaria, fundador do texts.com. A Sunbird, provedora deste serviço à Nothing, estaria a enganar os utilizadores quanto à encriptação ponta a ponta das mensagens.

As mensagens enviadas para os servidores da Sunbird eram, de facto, encriptadas. No entanto, os JSON Wеb Tokеns (JWT) gerados pelo serviço eram posteriormente enviados para outro servidor da Sunbird. E este envio já os tornava vulneráveis.

Além disso, as mensagens seriam desencriptadas e armazenadas nos servidores da Sunbird. Dessa forma, acabavam por ficar também suscetíveis a acessos não autorizados. Estes problemas de segurança podem ser atribuídos à Sunbird. No entanto, foi a Nothing que decidiu trabalhar com esta e assumir que a retirada da app da Play Store foi apenas para “corrigir erros”.

Será agora interessante perceber como vai esta situação avançar. Tudo começou por a Apple não suportar RCS no envio de mensagens para Android. Mas entretanto, a fabricante de Cupertino acabou por anunciar que vai trazer esse suporte já no início de 2024. Veremos se, e quando, há margem para a Nothing Chats regressar à loja da Google. E quais serão as repercussões para a jovem marca.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.