A entidade Router Ntework organizou recentemente um estudo com o intuito de avaliar a satisfação dos utilizadores com as atualizações de sistema no seu smartphone. Os resultados mostram uma maior satisfação no universo Android e do que no lado do iOS.
Todos sabemos que o iOS tem um período de vida útil mais prolongado que o Android. Tal fenómeno indicia uma maior satisfação neste universo de utilizadores, porém, os resultados deste estudo mostram o inverso.
Utilizadores Android são mais rápidos a instalar novas atualizações
O estudo em causa foi realizado recentemente nos Estados Unidos. Foram inquiridos 1000 utilizadores de smartphones Samsung e Apple para tentar perceber o seu sentimento perante a disponibilização de novas atualizações para os respetivos sistemas operativos.
Pode revelar-se surpreendente para alguns, mas aqueles que se demonstram mais satisfeitos com as respetivas atualizações vivem no universo Android. 47% destes utilizadores admitem atualizar imediatamente os seus equipamentos, ao passo que 43% dos utilizadores iOS demonstram vontade semelhante.
Isto demonstra uma maior cautela por parte dos utilizadores iOS acerca dos efeitos que essa atualização pode trazer. O receio de instabilidades leva a que mais utilizadores do universo Apple adiem a instalação da nova atualização.
Para a maioria dos inquiridos (38%) é a perspetiva dos bugs que mais os retrai no momento de atualizar os seus smartphones. Não muito distante reside a falta de tempo para a realização desta tarefa, com 37% dos inquiridos a justificar a sua decisão dessa forma.
Estudo auscultou utilizadores de equipamentos topo de gama
Importa notar que estes resultados foram obtidos com a inquirição de detentores de equipamentos topo de gama. Uma faixa de mercado onde as atualizações de sistema são mais frequentes.
Com efeito, verificou-se que 98% dos utilizadores de um Samsung Galaxy S21 já correm a mais recente versão do seu software. Já "apenas" 91% dos utilizadores do iPhone 13 encontram-se na mesma situação, comprovando a maior relutância dos utilizadores Apple.
No que concerne a uma experiência positiva com essa atualização, é novamente o segmento Android que sai a ganhar. 78% dos utilizadores mais satisfeitos são detentores de um Galaxy S21, ao passo que apenas 67% dos utilizadores iPhone 13 reportam sentimento semelhante.
Até os utilizadores do Samsung Galaxy S10 (73%) estão mais satisfeitos com as suas atualizações que aqueles que possuem um iPhone 13. Em regra, os utilizadores Android auscultados neste inquérito revelam-se mais satisfeitos com as novidades trazidas aos seus dispositivos.
A razão para estas respostas pode ser motivada por vários parâmetros, como o impacto das novas funcionalidades do sistema operativo numa utilização diária. Seja como for, este estudo revela que a longevidade das grandes atualizações não implica uma maior satisfação com as novidades implementadas a cada versão.
Editores 4gnews recomendam:
- Motorola vai passar a perna à Xiaomi e ser a primeira com esta característica
- Apple trará ao iPad Pro de 2022 uma novidade muito desejada
- Netflix aumenta preços nos Estados Unidos. Segue-se Portugal?