Entre lançamentos já confirmados e previstos, o mês de maio promete ser bastante “quente” no que respeita a lançamentos de smartphones.
Esta onda de lançamentos será sobretudo de marcas chinesas, com a possível chegada de alguns terminais bastante interessantes e desejáveis.
1. POCO F5
A onda de lançamentos começa logo a 9 de maio com a Xiaomi a apresentar, a nível global, a nova série POCO F5 que inclui um modelo base e um modelo Pro. Este último será aquele que vai concentrar mais as atenções.
Espera-se que no interior, o POCO F5 Pro aloje o processador Snapdragon 8+ Gen 1, assim como uma bateria de 5.160 mAh com suporte para carregamento rápido de 67 watts.
A zona frontal será ocupada por um ecrã AMOLED de 6,67 polegadas com uma resolução 2K e uma taxa de atualização de 120 Hz.
Para a fotografia, vai estar equipado com uma configuração de câmara traseira tripla com um sensor primário de 64 megapixéis e estabilização ótica de imagem que será complementado por um ultra angular de oito megapixéis e um sensor de profundidade de dois megapixéis.
2. Realme 11
A 10 de maio é a vez da Realme apresentar a sua nova série de smartphones, com especial destaque para o modelo Realme 11 Pro+.
A sua passagem pela plataforma Geekbench revelou que o modelo estará equipado com o processador Dimensity 7050 Soc que, por sua vez, estará emparelhado com 12 GB de memória RAM.
Já a configuração de câmara traseira tripla vai contar com um sensor primário de 200 megapixéis e abertura de f/1.4, complementado por um ultra grande angular de oito megapixéis e ainda um terceiro sensor com dois megapixéis de resolução. Na frente estará uma câmara de 32 megapixéis.
O Realme 11 Pro+ vai integrar também um ecrã AMOLED de 6,7 polegadas que vai fornecer uma resolução Full HD+ e uma taxa de atualização de 120 Hz, além de uma bateria de 4.500 mAh com suporte para carregamento rápido de 100 watts.
3. Google Pixel 7a e Google Pixel Fold
Também a 10 de maio acontece a conferência I/O da Google, na qual a gigante norte-americana vai apresentar dois novos smartphones. O primeiro será o Pixel 7a que chega equipado com o processador Tensor G2 emparelhado com de até 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno.
O modelo terá também um ecrã AMOLED de 6,1 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90 Hz, além de uma configuração de câmara traseira liderada por um sensor de 64 megapixéis. O Pixel 7a vai também estrear a capacidade de carregamento sem fios.
Quanto ao Pixel Fold, este será o primeiro smartphone dobrável da marca e alguns pormenores são já conhecidos. Terá um ecrã secundário com 5,8 polegadas e um principal com 7,6 polegadas.
Vai ser alimentado pelo processador Titan M2 e por 12 DB de memória RAM LPDDR5; já a configuração de câmara traseira vai contar com um sensor primário de 48 megapixéis, um ultra grande angular de 10,8 megapixéis e um sensor telefoto também com 10,8 megapixéis e zoom ótico de 5x.
4. Sony Xperia 1 V
A Sony já confirmou que a 11 de maio vai apresentar oficialmente o seu Xperia 1 V que vem direcionado para a fotografia. O modelo vai alojar na sua configuração de câmara traseira o sensor Sony IMX 989 com uma polegada de tamanho e um sensor periscópio com zoom variável.
Chegará também equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 2 emparelhado com 12 GB de memória RAM e de até 512 GB de capacidade no armazenamento interno. Terá ainda um ecrã com resolução 4K e uma taxa de atualização de 120 Hz.
5. Motorola Razr Ultra
Espera-se que a Motorola revela dois novos smartphones dobráveis e mais um modelo Edge até ao final de maio ou início de junho. Para já sabe-se que o Razr Lite virá com especificações e preço mais humilde enquanto o Razr 40 Ultra vai rivalizar com os smartphones dobráveis de topo.
Tudo porque vai estar equipado com um ecrã externo de 3,6 polegadas e um ecrã principal de 6,9 polegadas com uma resolução Full HD+ e uma taxa de atualização de 165 Hz. Terá também o processador Snapdragon 8+ Gen 1 e uma bateria de 3.800 mAh. O preço também será de topo: 1.200 euros para a variante de 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno.
6. Xiaomi 13 Ultra
Nada está confirmado, mas vários rumores avançaram já que o Xiaomi 13 Ultra pode ser lançado a nível global durante o mês de maio.
Este é o smartphone fotográfico, por excelência da Xiaomi. A sua configuração de câmara traseira quádrupla conta com quatro sensores de 50 megapixéis, sendo que o primário tem uma polegada de tamanho e o sensor periscópio conta com zoom ótico de 5x.
Esta equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 2 que funciona em conjunto com de até 16 GB de memória RAM e de até 1 TB de capacidade no armazenamento interno.
Novos rumores indicam que podem ser acrescentadas três novas opções de cor – azul, amarelo e laranja – à palete já existente (branco, preto e verde).
Editores 4gnews recomendam: