Este é o top 10 dos principais processadores do momento

Mónica Marques
Comentar

Nos últimos anos, os processadores têm vindo a registar um avanço extraordinário, sendo que esta área tem cada vez mais marcas a competir entre si.

Agora, a Geekwan, uma plataforma de avaliação de chips, divulgou o seu top 10 dos principais processadores do momento e o domínio da lista está nas mãos de um player inesperado.

Apple domina oito dos dez lugares da lista com os seus processadores

Apple M1
Apple domina lista de Geekwan com os principais processadores da atualidade

Os processadores de smartphones têm registado, nos últimos anos, um progresso incrível. Com a saída forçada da Huawei com os seus chips Kirin, outras marcas tomaram o seu lugar, além de que as bem conhecidas fabricantes de processadores também têm vindo a otimizar os seus modelos.

Agora a Geekwan, uma plataforma de avaliação de chips, divulgou o seu top 10 com os principais processadores do momento. Todos os modelos presentes nesta lista foram alvo de testes rigorosos que avaliaram o desempenho, CPU e GPU.

E para todos aqueles que pensavam que a Qualcomm seria a marca dominante e que a MediaTek teria uma presença mais acentuada, há uma surpresa. Oito dos dez lugares deste top são ocupados pela estreante Apple com os seus chips que não estão assim há tanto tempo no mercado.

De seguida, podes conferir o lugar no top de cada um dos processadores e respetivas pontuações nos testes realizados pela plataforma Geekwan:

  • 1. M1: 295,4% – Apple
  • 2. A12Z: 198,5% – Apple
  • 3. A15 (iPhone 13 Pro Max): 193,7% – Apple
  • 4. A12X: 190,1% – Apple
  • 5. A15 (iPhone 13): 176,0 – Apple
  • 6. A14 (iPad): 168,4% – Apple
  • 7. Dimensity 9000: 167,9% – MediaTek
  • 8. Snapdragon 8 Gen 1: 153,6% – Qualcomm
  • 9. A14: 148,5% – Apple
  • 10. A13: 129,0% – Apple

Como podes ver, a Apple domina esta lista, sendo que o primeiro chip de equipamentos Android está em sétimo lugar e, mais uma surpresa, é o Dimensity 9000, o primeiro processador da MediaTek para o segmento premium de smartphones.

Problemas de sobreaquecimento afetam negativamente a Qualcomm

MediaTek Dimensity 9000
O Dimensity 9000 da MediaTek tem vindo a superar o Snapdragon 8 Gen 1 em testes de várias plataformas de benchmark

Aqui há algum tempo, ninguém diria que a Apple poderia dominar um top deste género ou que a MediaTek iria superar a Qualcomm numa área (segmento de smartphones de topo) em que esta última sempre foi o principal fornecedor das marcas de smartphones.

No entanto, desde o ano passado que os processadores da Qualcomm registam problemas de sobreaquecimento e/ou controlo de temperatura. E será essa a razão que está a levar a MediaTek a superar a Qualcomm.

Atualmente, todos os modelos de topo equipados com o chip Snapdragon 8 Gen 1 incluem sistemas de refrigeração sofisticados. O que significa que são as próprias marcas de smartphones que estão a tentar resolver o problema de sobreaquecimento dos chips da Qualcomm. Recorde-se que também o campeão de desempenho Snapdragon 888 aquecia mais do que o desejável.

Ao que tudo indica, o novo Dimensity 9000 da MediaTek não apresenta este tipo de problemas. O chip é fabricado com o processo de 4 nm mais avançado da TSMC e oferece um desempenho de topo, consome menos energia e ainda gera menos calor. Dúvidas houvessem e a lista da Geekwan vem dar razão ao que alguns testes de benchmarking tinham já demonstrado.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.