Estas foram as aplicações mais populares em 2021

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Sem surpresas, a lista das dez apps mais populares de 2021 é dominada por aplicações que permitem o contacto entre as pessoas.

A pesquisa é da autoria da empresa de consultoria Apptopia e as apps de Mark Zuckerberg ocupam vários dos lugares cimeiros, apesar de não conseguirem destronar a campeã TikTok.

Top global de apps mais populares de 2021 dominado por plataformas que permitem interação entre pessoas

Ranking apps 2021 apptopia
Crédito@Apptopia

A empresa de consultoria Apptopia acaba de divulgar as aplicações mais populares de 2021, ou seja, as que tiveram um maior número de downloads para os sistemas operativos Android e iOS, no ano que está agora a acabar.

Os lugares deste top dez são sobretudo ocupados por aplicações que permitem o contacto entre as pessoas, muito possivelmente resultado dos tempos pandémicos que vivemos que implicam alguns períodos de maior distanciamento (ou mesmo afastamento) social.

Em primeiro lugar está a aplicação TikTok que, neste últimos tempos, tem gozado da preferência dos utilizadores em detrimento de outras redes sociais e, consequentemente, tem vindo a arrecadar o título de campeã, em vários rankings de final de ano que estão agora a ser revelados.

Outro ponto de destaque nesta tabela é o facto de várias aplicações da empresa Meta, ex-Facebook, estarem bastante bem posicionadas. Uma tendência contrária a outros estudos em que estas mesmas aplicações ocupavam os lugares mais negativos.

Mas parece que Mark Zuckerberg não tem de trabalhar para aumentar o número de downloads, mas antes para voltar a ter a confiança dos utilizadores que mostram ter bastantes reservas com as redes sociais Facebook e Instagram.

TikTok vence ranking de popularidade em várias frentes

TikTok
TikTok: app e site mais populares em 2021

Destaque ainda para a aplicação CapCut que ocupa o nono lugar da tabela e que é uma recém-chegada a este ranking dos mais populares. Na verdade, a sua posição pode ser explicada pelo facto de ser um programa de edição vídeo, especificamente otimizado para a rede social TikTok.

Recorde-se que recentemente a empresa Cloudflare divulgou os sites mais populares de 2021 e que, surpresa, o TikTok estava em primeiro lugar. De acordo com os mesmo dados, a partir de agosto de 2021, o TikTok começou a ganhar mais popularidade entre os utilizadores e foi caminhando para a vitória, ultrapassando inclusive o Google.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt