8 grandes novidades da MIUI 13 para o teu smartphone Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

A apresentação oficial da MIUI 13 a 28 de dezembro pela própria Xiaomi desvendou, finalmente, as novidades da nova versão desta interface de utilizador baseada no sistema operativo Android 12. Assim, compilamos agora aqui as suas maiores novidades.

Note-se, contudo, que apesar de parecer uma atualização geral e significativa face à MIUI 12.5 as alterações não são basilares ou extraordinárias, além de certas funcionalidades que podem permanecer um exclusivo na China. Há, contudo, a introdução de novas funções e o aperfeiçoamento de vários aspeto, esses sim, dignos de nota.

Xiaomi MIUI 13

De qualquer modo, serve esta lista como guia para dar conta das principais mudanças presentes na nova MIUI 13. Importa ainda frisar que algumas das novidades se dividem entre a MIUI 13, MIUI 13 Par (para tablets) e MIUI 13 Fold (para dobráveis).

1. MiSans - o novo tipo de letra da MIUI 13

Xiaomi MiSans
Alguns dos destaques do novo tipo de letra Mi Sans.

Em primeiro lugar temos um novo tipo de letra à disposição dos utilizadores. Apelidada de MiSans, será mais uma escolha para personalizar a experiência de uso desta interface para dispositivos móveis Xiaomi.

De acordo com a própria marca, esta nova "fonte" está otimizada para mandarim e inglês, destacando-se pela visibilidade e conforto de leitura dos conteúdos apresentados.

Este tipo de letra pertence ao sistema Dynamic Font System 2.0 com caraterísticas "OpenType" em que a altura de certos elementos se adapta automaticamente na apresentação, por exemplo, de maiúsculas e minúsculas.

2. Há novos widgets na MIUI 13

Xiaomi MIUI 13

Há novos elementos interativos que podemos adicionar ao ecrã principal dos nossos dispositivos Xiaomi. São novos widgets de variadas aplicações, com destaque para várias apps chinesas, pelo que a sua utilidade pode ser reduzida fora da China.

Não obstante, temos também novos mini jogos que podemos acrescentar ao ecrã principal, além de temporizadores, lembretes para beber água, o que comer, sugestões para o dia, tarefas e calendários, entre outros elementos.

Note-se, contudo, que uma boa parte deste novo leque de widgets poderá permanecer um exclusivo da China, mas só com o início da distribuição da MIUI 13 é que teremos certezas.

3. Papéis de parede com inspiração na Ciência

Xiaomi MIUI

A MIUI 12 trouxe-nos um novo tipo de papéis de parede animados para os telefones e dispositivos Xiaomi. Agora, com a MIUI 13 temos o aprofundar dos MIUI Super Wallpapers com mais animações e uma nova parceria com a "Beauty of Science".

Temos vários novos padrões inspirados em cristais e minerais, o resultado de vídeos time lapse (intervalo de tempo) captados em 8K que nos mostram fenómenos como a cristalização e outros momentos de génese em alta qualidade.

Atualmente não sabemos se este elemento - Beauty of Science Wallpapers - estará disponível fora da China.

4. Assistente virtual Xiaomi mais personalizável - Xiao AI

Xiao AI Virtual Assistant

Esta é outra das novidades com forte impacto na China, mas virtualmente nulo fora das suas fronteiras. Para a sua assistente virtual - a Xiao AI - a Xiaomi permite agora escolher entre 50 novas combinações de cores / roupas / efeitos para os avatar da assistente.

Há também novos pacotes de voz para a assistente virtual proprietária, bem como novas palavras-chave para ativação.

5. Privacidade reforçada na MIUI 13

Xiaomi MIUI 13

A apresentação da MIUI 13 incluiu também a referência à certificação por mais agências de privacidade e segurança de dados face ao padrão e listagem da MIUI 12. O ponto mais importante neste quesito é o "Virtual ID" nesta nova iteração da MIUI.

Temos várias mudanças ao sistema de autenticação através do reconhecimento facial do utilizador. Assim, ao passo que até ao momento este processamento era feito pelo sistema apenas ao rosto do utilizador, agora também a porção superior do torso é avaliada pelo sistema de segurança.

Desse modo temos mais pontos de autenticação - rosto + torso - à disposição dos utilizadores. Ademais, os utilizadores podem optar por inserir uma marca de água nos documentos importantes ao fazer um scan.

Por fim, há uma maior proteção contra chamadas e SMS de SPAM, bem como contra aplicações infetadas por malware e downloads de ficheiros potencialmente perigosos.

6. Há várias otimizações de desempenho para dispositivos Xiaomi

Xiaomi otimizações

A Xiaomi colocou nova ênfase nas funções de Focus Computation, Atomic Memory e Liquid Storage. Importa frisar que estes três patamares de otimização foram introduzidos pela MIUI 12.5 Enhanced Edition com vista a proporcionar melhor desempenho.

Na prática, a Xiaomi afirma que a fluidez do sistema - apps do sistema e de terceiros - estão agora otimizadas entre 20 a 26% face à versão prévia da interface, a MIUI 12.5 Enhanced Edition.

Desse modo, dispositivos como o Xiaomi Mix 4 podem ter até 14 aplicações abertas em segundo plano e continuar a operar. Por fim, o desempenho e velocidade de leitura / escrita de ficheiros em dispositivos com o Xiaomi Mi 11 Pro diminuirá apenas 5% após 36 meses de uso, em média.

7. Temos um novo Xiaomi Mi Magic Center na MIUI 13

Mi Magic Center

O novo Mi Magic Center é inspirado no HarmonyOS Super Device da Huawei, consistindo num centro virtual de controlo de todos os produtos do ecossistema Xiaomi ligados a uma mesma conta.

Em síntese, para quem tem vários dispositivos e produtos Xiaomi no seu lar, terá agora um novo local para fazer a sua gestão. Seja a reprodução de conteúdo, personalização e automação, este centro proporcionará uma interface simples e intuitiva para o efeito.

Importa notar, contudo, que esta é outra das funções disponíveis apenas para determinados produtos da Xiaomi (e em certas regiões).

8. MIUI 13 Pad para tablets Xiaomi

MIUI 13 Pad

Tal como a Apple dedicou um ramo do seu iOS ao iPad - iPadOS - também a Xiaomi trouxe a sua MIUI 13 para os respetivos tablets Android. Assim, na nova MIUI 13 Pad temos a otimização da interface para o grande ecrã dos tablets e foco no trabalho.

Temos o suporte para janelas flutuantes, com várias opções de dimensionamento para proporcionar um verdadeiro ambiente de trabalho e multi tasking.

Tal como dispositivos da Apple, Samsung, Huawei e da própria Xiaomi, há também uma sincronização de dispositivos e conteúdos que tenham a MIUI 13 para copiar e colar conteúdo entre equipamentos, por exemplo.

Por fim, o primeiro lote de dispositivos compatíveis com a MIUI 13 começará a ser atualizado no final de janeiro de 2022, na China. A lista de equipamentos compatíveis pode ser consultada, com vários modelos de smartphones já listados.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.