Estas aplicações drenam a bateria do teu smartphone

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ninguém quer ficar sem bateria no seu smartphone e todos recorremos a vários truques para estender, o máximo possível, a autonomia.

Mas atenção que existem aplicações que drenam mais rapidamente a bateria do teu smartphone. Deixamos aqui uma lista das apps mais exigentes, a nível de bateria.

Lista de aplicações que consomem mais bateria do teu smartphone

imagem de um ecrã de smartphones com ícones de aplicações
Algumas aplicações de redes sociais consomem muita energia à bateria do smartphone Crédito@BrettJordan/Unsplash

Todos tentamos estender a autonomia do nosso smartphone até ao máximo possível. Mas algumas aplicações são bastante exigentes e drenam mais rapidamente a bateria.

A empresa de pesquisa pCloud divulgou uma lista com as dez aplicações mais exigentes a nível energético. São elas:

  • Fitbit
  • Uber
  • Skype
  • Facebook
  • Airbnb
  • Instagram
  • Tinder
  • Bumble
  • Snapchat
  • WhatsApp

Quando acabamos de percorrer esta lista, percebemos que estas são algumas das aplicações mais populares entre os utilizadores. Aliás, a maior parte de nós tem, não uma, mas várias destas aplicações instaladas no smartphone.

Tem em atenção que, mesmo a correr em segundo plano, estas aplicações são muito exigentes com a baeria do teu smartphone. Por essa razão, se for possível desinstala as apps que não usas regularmente.

A mesma empresa salienta que estas aplicações drenam a bateria por recorrerem a recursos como câmara, localização (GPS), microfone e comunicação Wi-Fi que são bastante intensos, a nível energético.

Por exemplo, as aplicações de redes sociais – Facebook, Instagram, WhatsApp, LinkedIn – recorrem às fotos, Wi-Fi, localização e microfone. Por sua vez, aplicações de viagens como é o caso da Uber ocupa bastante espaço de armazenamento interno. O que significa que pode tornar o teu smartphone mais lento a responder.

A empresa de pesquisa pCloud aconselha então os utilizadores a optarem por instalar apenas uma aplicação de viagem, de forma a poupar armazenamento disponível e a evitar que o desempenho do terminal desacelere.

Quanto às redes sociais, idealmente os utilizadores deviam fazer a mesma opção, mas na realidade é muito difícil, atualmente, optar por ter apenas uma app de media social quando todas nos mantêm ligados ao nosso círculo de amigos e profissional.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt