É impossível acompanhar a velocidade de informação no universo online e, por vezes, podes falhar algumas das menções feitas à tua pessoa no mundo Web. Mas o Google pode ajudar-te a saberes tudo o que é dito online sobre ti.
Neste artigo explicamos-te como podes usar as ferramentas de alertas Google em teu próprio benefício.
Guia para configurar os alertas Google
Os alertas Google são uma ferramenta gratuita da tua conta e podem ser configurados para detetar palavras-chave ou frases específicas. Assim que detetarem uma destas opções, enviam notificações por mail com o conteúdo anexado.
E o processo de configuração é bastante simples, além de poder ser utilizado tanto em computadores pessoais como dispositivos móveis. Basta que sigas os seguintes passos:
1. O primeiro passo, como não podia deixar de ser, é navegares até à páginas Alertas Google e fazeres o login com os dados da tua conta Google.
2. Depois encontras o Prompt “presença online” que vai estar já pré-preenchido. Aqui só tens de adicionar um símbolo “+”, seguido do teu nome para definires um alerta para menções online que envolvam o teu nome.
3. Feito este passo, está tudo pronto. O Google passa a enviar uma notificação por mail sempre que detetar o teu nome num site, rede social ou qualquer outra fonte anexada ao motor de pesquisa.
Mas há mais uma dica. Podes melhorar a precisão dos alertas se colocares a palavra-chave entre aspas. Este pequeno truque ajuda o motor de pesquisa a eliminar resultados irrelevantes.
Podes ir ainda mais longe
Mas os alertas Google permitem-te ir ainda mais longe ao deixar-te criar alertas para outros assuntos igualmente relevantes.
Por exemplo, podes criar um alerta para o teu mail para te protegeres contra potenciais violações de dados ou uso não autorizado do teu endereço.
Podes igualmente fazer uma monitorização de todas as menções feitas no mundo Web às tuas qualificações profissionais ou áreas relacionadas com a tua especialidade.