Estação de carregamento sem fios da Tesla vai ser uma realidade

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Tesla acaba de confirmar que está a trabalhar numa estação de carregamento sem fios para os seus carros. Este projeto é conhecido internamente como "Project Garfield" e visa oferecer uma alternativa cómoda aos tradicionais métodos de carregamento de carros elétricos.

Este novo ponto de carregamento será comercializado para todos os utilizadores Tesla para que estes o possam instalar na sua garagem. Contudo, ainda não conhecemos detalhes da sua disponibilização nem os preços associados.

Estação pode ser instalada na garagem de casa

A novidade foi confirmada por Franz von Holzhausen, responsável de design da Tesla. Segundo o executivo, "basta estacionar na sua garagem, passar por cima da plataforma e estará a carregar".

Esta estação de carregamento sem fios poderá ser instalada no chão da tua garagem. Assim sendo, basta estacionar o carro por cima da mesma e o processo de carregamento do carro iniciar-se-á automaticamente.

Com esta novidade, a Tesla apresenta uma solução alternativa aos tradicionais carregadores de parede. Ademais, almeja descongestionar as suas estações de carregamento Supercharger e garantir que os condutores não se esquecem de colocar o carro a carregar durante a noite.

Esta solução já havia sido abordada pela empresa norte-americana durante o evento Tesla Investor Day 2023. Nessa ocasião vimos uma pequena demonstração de um carro a estacionar por cima do que aparentava ser um carregador sem fios.

Outro sinal de que a Tesla estava decidida a apostar neste tipo de tecnologia foi a recente e discreta aquisição da empresa Wiferion. Esta tem como principal labor o desenvolvimento de soluções de carregamento sem fios.

Ainda não há previsão para o lançamento

Por enquanto, ainda não se conhecem quaisquer detalhes sobre a disponibilização desta solução de carregamento sem fios. Não sabemos quando chegará ao mercado, nem tampouco quanto custará.

Estes são pormenores que certamente serão abordados futuramente, a tempo da sua venda ao público. Com o investimento da Tesla neste tipo de solução de carregamento, é provável que outras marcas lhe sigam o exemplo.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.