Esquece as aulas de física: Jupiter não orbita à volta do Sol

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Olha para a data de hoje porque acaba-se de fazer história. Foi hoje descoberto que Jupiter, afinal de contas, não orbita à volta do sol.

Por isso se alguma vez reprovaste num teste de física por dizeres "barbaridades" destas, é melhor reclamares a tua nota.

Mas vamos por partes e vou tentar não fazer desta explicação confusa.

Vê ainda: Juno mostra-nos a primeira foto de Jupiter e suas luas

Aquilo que aprendemos na escola é que os planetas orbitam à volta do sol, até aqui tudo bem. A força de gravidade do sol, por ter uma massa tão grande, faz com que os planetas se sintam atraídos por essa força.

Mas o sol também gira à volta de algo, o sol tem um ponto no espaço que o faz manter a rota correcta, por si só o sol também tem a sua órbita.

Hoje a NASA confirmou que Jupiter, embora significativamente mais pequeno que o Sol, também tem esse mesmo ponto como referência, isto é, Jupiter não orbita à volta do sol, mas sim à volta desse ponto que o Sol também orbita.

https://gfycat.com/CloudyApprehensiveElephantseal

Men, isto é interessante.

Para fazer disto ainda mais interessante lembra-te que nem o sol nem a terra estão parados no espaço, de certa forma continuamos a nossa expansão a uma velocidade inimaginável.

Por isso se amanhã quiseres ser o chico-esperto da aula, levanta a mão e ensina um pouco de física ao teu professor.

Talvez queiras ver:

  • Vê um time-lapse do nosso Planeta durante um ano visto do espaço
  • “The Search for Earth Proxima”: Um pequeno documentário sobre o próximo “Planeta Terra”
  • Mars 2020 rover: O próximo rover para explorar Marte já está a ser construído
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.