Juno Jupiter (1)

Olha para a data de hoje porque acaba-se de fazer história. Foi hoje descoberto que Jupiter, afinal de contas, não orbita à volta do sol.

Por isso se alguma vez reprovaste num teste de física por dizeres “barbaridades” destas, é melhor reclamares a tua nota.

   

Mas vamos por partes e vou tentar não fazer desta explicação confusa.

Vê ainda: Juno mostra-nos a primeira foto de Jupiter e suas luas

Aquilo que aprendemos na escola é que os planetas orbitam à volta do sol, até aqui tudo bem. A força de gravidade do sol, por ter uma massa tão grande, faz com que os planetas se sintam atraídos por essa força.

Mas o sol também gira à volta de algo, o sol tem um ponto no espaço que o faz manter a rota correcta, por si só o sol também tem a sua órbita.

Hoje a NASA confirmou que Jupiter, embora significativamente mais pequeno que o Sol, também tem esse mesmo ponto como referência, isto é, Jupiter não orbita à volta do sol, mas sim à volta desse ponto que o Sol também orbita.

Men, isto é interessante.

Para fazer disto ainda mais interessante lembra-te que nem o sol nem a terra estão parados no espaço, de certa forma continuamos a nossa expansão a uma velocidade inimaginável.

Por isso se amanhã quiseres ser o chico-esperto da aula, levanta a mão e ensina um pouco de física ao teu professor.

Talvez queiras ver:

ViaIflScience
FonteNASA

Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho.
Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.