Em breve poderemos começar a ver smartphones Samsung com processador MediaTek

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Durante muito tempo (e acredito que ainda assim seja para muita gente) os processadores da MediaTek são alvos de muito preconceito. Normalmente estes processadores estão associados a smartphones "chineses" e de pouca qualidade, coisa que não é de todo verdade, quer no que respeita aos smartphones, quer aos processadores em si.

Vê também: Galaxy Note 7: 26 casos de explosões são considerados falsos

Os últimos modelos desenvolvidos pela construtora Taiwanesa têm vindo a quebrar um pouco este preconceito, com performances que batem de frente com o seu maior rival, a Qualcomm. Contudo acredito que ainda falta uma coisa à MediaTek para que possa ser encarada definitivamente como uma construtora que merece o respeito mundial, equipar dispositivos de grandes marcas.

E este é um passo que pode começar a ser dado dentro em breve. Tudo parece indicar que a MediaTek tenha celebrado um contrato com a Samsung para usar os seus processadores em equipamentos da marca Sul-Coreana.

Isto porque o presidente da MediaTek, Tsai Ming Kai, se recusou a comentar os recentes problemas que têm assombrado o novo Samsung Galaxy Note 7. Ele justificou a sua recusa aos comentários dizendo que a Samsung era um dos seus clientes. Alegadamente, a Samsung terá contratado 10% dos processadores de gama baixa produzidos pela MediaTek.

Se isto não é um indicador de que processadores da MediaTek estão a caminho de smartphones da Samsung, então não sei o que será. Resta então saber que terminais serão os eleitos para albergarem estes SOC´s, sendo que a aposta mais credível sejam os de gama de entrada ou gama baixa.

Como certamente saberás, a Samsung tem por hábito utilizar nestes equipamentos processadores de marcas menos conhecidas ou então gerações anteriores e menos potentes dos seus Exynos.

Obviamente que a inclusão dos processadores MediaTek em produtos topo de gama da Samsung dariam uma notoriedade muito maior à construtora Asiática, mas isso é algo altamente improvável pois todos sabemos dos planos da Samsung em unificar os seus Exynos neste tipo de equipamentos.

Talvez queiras ver:

Samsung Galaxy S7 e S7 edge com melhoramentos na atualização Android 7.0 Nougat

Samsung Galaxy C9 cai em leak com ecrã de 6″ polegadas

Edward Snowden arrasa a política de privacidade empregue no Google Allo

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.