Em breve poderemos começar a ver smartphones Samsung com processador MediaTek

Carlos Oliveira

MediaTek

Durante muito tempo (e acredito que ainda assim seja para muita gente) os processadores da MediaTek são alvos de muito preconceito. Normalmente estes processadores estão associados a smartphones "chineses" e de pouca qualidade, coisa que não é de todo verdade, quer no que respeita aos smartphones, quer aos processadores em si.

Vê também: Galaxy Note 7: 26 casos de explosões são considerados falsos

Os últimos modelos desenvolvidos pela construtora Taiwanesa têm vindo a quebrar um pouco este preconceito, com performances que batem de frente com o seu maior rival, a Qualcomm. Contudo acredito que ainda falta uma coisa à MediaTek para que possa ser encarada definitivamente como uma construtora que merece o respeito mundial, equipar dispositivos de grandes marcas.

E este é um passo que pode começar a ser dado dentro em breve. Tudo parece indicar que a MediaTek tenha celebrado um contrato com a Samsung para usar os seus processadores em equipamentos da marca Sul-Coreana.

Samsungs-Galaxy-J7-Prime-in-pictures-2

Isto porque o presidente da MediaTek, Tsai Ming Kai, se recusou a comentar os recentes problemas que têm assombrado o novo Samsung Galaxy Note 7. Ele justificou a sua recusa aos comentários dizendo que a Samsung era um dos seus clientes. Alegadamente, a Samsung terá contratado 10% dos processadores de gama baixa produzidos pela MediaTek.

Se isto não é um indicador de que processadores da MediaTek estão a caminho de smartphones da Samsung, então não sei o que será. Resta então saber que terminais serão os eleitos para albergarem estes SOC´s, sendo que a aposta mais credível sejam os de gama de entrada ou gama baixa.

Como certamente saberás, a Samsung tem por hábito utilizar nestes equipamentos processadores de marcas menos conhecidas ou então gerações anteriores e menos potentes dos seus Exynos.

Obviamente que a inclusão dos processadores MediaTek em produtos topo de gama da Samsung dariam uma notoriedade muito maior à construtora Asiática, mas isso é algo altamente improvável pois todos sabemos dos planos da Samsung em unificar os seus Exynos neste tipo de equipamentos.

Talvez queiras ver:

Samsung Galaxy S7 e S7 edge com melhoramentos na atualização Android 7.0 Nougat

Samsung Galaxy C9 cai em leak com ecrã de 6″ polegadas

Edward Snowden arrasa a política de privacidade empregue no Google Allo

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.