Elon Musk quer trazer o melhor do WhatsApp e Telegram para o Twitter

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Elon Musk, o magnata sul-africano (e norte-americano) está imparável na sua reformulação e otimização da rede social Twitter. Após anunciar o regresso do Twitter Blue com três escalões e cores de verificação, agora temos a promessa da novas melhorias.

Mais concretamente, podemos ter o suporte para comunicações encriptadas de ponta a ponta através das DM's, as mensagens diretas do Twitter, tal como na app de mensagens WhatsApp e Telegram.

Para além disso, as videochamadas podem também chegar à plataforma de Elon Musk através das mensagens diretas, mas há ainda mais nos planos de Musk para esta plataforma.

Encriptação, videochamadas e mais trunfos do WhatsApp e Telegram

Elon Musk

Musk veio abalar o status quo das Big Tech (grupo onde se inclui o Facebook, WhatsApp, Instagram, Apple, Amazon e Google) de modo significativo. O desfecho? Só o futuro revelará, mas certo é que começamos já a ver alterações ao funcionamento da rede social do pássaro azul.

O homem mais rico do mundo começou por reduzir consideravelmente a massa laboral do Twitter ao despedir, de uma só feita, uma porção significativa dos seus funcionários.

Agora, o executivo está a contratar novos talentos e engenheiros para trazer o Twitter de novo para a ribalta, com funcionamento mais rápido, eficiente e seguro.

Slides from my Twitter company talk pic.twitter.com/8LLXrwylta

— Elon Musk (@elonmusk) 27 de novembro de 2022

Para além disso, Musk já garantiu o regresso do Twitter Blue, o seu plano de subscrição para a rede social, com três escalões de cores distintas para os verificados. Em simultâneo, Musk quer que as Mensagens Diretas se tornem mais inteligentes e seguras.

Mensagens diretas seguras tal como no WhatsApp e Telegram ou Signal

Atualmente o Twitter dispõe de um serviço de mensagens diretas, as DM's da rede social. Porém, esta vertente da plataforma está longe de ser tão dinâmica, avançada, ou segura (atendendo à falta de encriptação) face às demais alternativas no mercado.

Certo é que o Twitter não é a nossa primeira escolha quando precisamos de enviar uma mensagem a alguém. Porém, segundo Musk, se a funcionalidade existe, tem a obrigação de estar pelo menos ao mesmo nível, ou de preferência superar as principais rivais.

Tal como podemos ver acima, nos slides de apresentação partilhados pelo líder do Twitter, as DM's serão alvo de diversas melhorias no futuro próximo. O objetivo? Incorporar um eficaz mecanismo de encriptação, tal como no WhatsApp, Telegram ou Signal.

Reforçar as capacidades da rede social Twitter (2.0)

Musk refere ainda a chegada das videochamadas através da sua plataforma, bem como a implementação de um sistema de pagamentos na rede social. Fatores que, de acordo com o executivo, aumentarão o apelo do Twitter para os utilizadore e anunciantes.

Facilmente acessíveis, mais rápidas, com mais possibilidades de expressão (tal como no Telegram), e sobretudo mais seguras. De igual modo, a tónica foi colocada na segurança de toda a plataforma e na proteção das comunicações feitas através das suas DM's.

Segundo avança a publicação MySmartPrice, Musk terá conferenciado com Moxie Marlinspike, criador da app Signal, uma das mais seguras para mensagens diretas.

O objetivo seria obter ajuda para renovar esta função na sua nova rede social uma vez que o fundador da Signal já chegou, inclusive, a trabalhar no próprio Twitter.

If it were possible to make Twitter a place that tended more towards positivity and goodwill, is that something people here would actually want?Or is the point of Twitter to create a space where callout culture gives people a sense of agency in an otherwise absence of power?

— Moxie Marlinspike (@moxie) 3 de novembro de 2022

Por fim, contamos com uma gradual implementação destas novas funções para a plataforma, desde a encriptação das comunicações, às chamadas de voz e vídeo, além do sistema de pagamento.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.