Depois do Tik Tok, o Whee: nova rede social surge em segredo, mas os criadores são os mesmos

Pedro Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O que terá levado os criadores do Tik Tok a lançar uma nova rede social e a fazê-lo de forma muito discreta, quase em segredo?

Para já a informação sobre a nova App não abunda, mas a verdade é que o Whee já está listado na Play Store da Google, pelo menos em alguns mercados, apesar de não ser clara a sua disponibilidade a nível geográfico.

Na visita que o 4Gnews fez ao Google Play enquanto escrevíamos estas linhas, a App não surgia nas pesquisas efetuadas na versão da loja para Android, enquanto na Store para Windows apresentava a funcionalidade de download indisponível.

Página da Play Store com o Whee
Os ecrãs do Whee disponibilizados na Google Store revelam uma interface simples, embora não deixem perceber grandes detalhes sobre as funcionalidades.

Novo concorrente do Instagram?

De acordo com a conta do utilizador @ArtemR no X, citada pelo site Sam Mobile, a App do Whee está ativa “em mais de uma dúzia de países”, com os respetivos APKs disponíveis para download através de sites de terceiros ao Tik Tok.

O próprio TikTok Pte. Ltd. faz questão de assumir o Whee na Play Store da Google, definindo-o como "a nova app social criada para manteres a ligação aos teus amigos chegados nos momentos espontâneos da vida. Capta e partilha fotos reais que apenas os teus amigos podem ver, permitindo-te manter toda a tua autenticidade. O Whee é o melhor lugar para os amigos chegados partilharem momentos da vida”.

Se esta descrição nos poderá fazer lembrar parte das funcionalidades do Tik Tok, a verdade é que a referência a “momentos espontâneos da vida” através de “fotos reais” poderá também remeter para algumas das características do Instagram.

Uma dúvida que a disponibilidade do Whee nos vários mercados permitirá perceber melhor.

Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.