Elon Musk mudou o Twitter. Adeus, logótipo e URL!

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Desde que Elon Musk comprou o Twitter, a rede social tem vindo a passar por diversas alterações que nem sempre foram recebidas com sucesso pelos utilizadores.

Agora, o plano de Musk passa por uma reformulação de design que inclui uma mudança de logótipo. A famosa silhueta azul de um pássaro vai ser substituída por um “X”, assim como vai haver um novo URL x.com. E as mudanças já começaram…

O Twitter vai morrer para dar origem à rede social X

Our headquarters tonight pic.twitter.com/GO6yY8R7fO

— Elon Musk (@elonmusk) 24 de julho de 2023

Desde que adquiriu o Twitter, Elon Musk tem colocado em prática várias alterações no modo de funcionamento da rede social. Mas o conhecido empresário não vai ficar-se por aqui e anunciou que a plataforma vai mudar de imagem, nome e URL.

Na prática, o Twitter vai desaparecer para dar lugar à plataforma X. Esta mudança traz consigo uma nova imagem, um novo logótipo e também um URL diferente. Todos os utilizadores que digitem twitter.com vão ser redirecionados para o novo URL x.com.

Da mesma forma, a famosa silhueta azul de pássaro vai ser substituída por um X em relevo com fundo preto. A ideia de Elon Musk não é apenas alterar o “look” da rede social, mas transformá-la numa ampla gama de serviços para os utilizadores. Também a CEO do Twitter, Linda Yaccarino, já afirmou na rede social que “X será uma plataforma capaz de entregar, bem… tudo”.

Ao comentar esta mudança, Elon Musk afirmou que “é algo excepcionalmente raro – na vida ou nos negócios – ter uma segunda oportunidade para causar outra grande impressão. O Twitter causou uma grande impressão e mudou a forma como nos comunicamos. Agora, X irá ainda mais longe”.

Desde que assumiu o controlo do Twitter que Elon Musk tem implementado várias mudanças significativas que, entre outras medidas, incluíram reverter a política de moderação de conteúdo e restringir o acesso gratuito a conteúdos.

Algumas destas medidas, além da polémica que suscitaram, tiveram consequências a nível financeiro. Na semana passada, o próprio Elon Musk admitiu que a receita publicitária do Twitter caiu em 50%.

Por outro lado, a nova rede social Threads colocou também bastante pressão sobre o seu rival direto Twitter, ao ter ultrapassado o marco de 100 milhões de inscrições de utilizadores, na sua primeira semana.

Resta saber se esta reformulação de design vai ajudar a recuperar a receita publicitária e se vai ser bem aceite entre os utilizadores da rede social. Afinal, o conhecido pássaro habita nos nossos equipamentos desde o longínquo ano de 2006…

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt