Spotify Premium prepara-se para subir preços em vários países

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O plano de subscrição do serviço de streaming de música e podcasts do Spotify ficará mais caro. As alterações serão aplicadas em primeiro lugar nos Estados Unidos da América, podendo repercutir-se em seguida também nos mercados da Europa.

Em causa está a informação avançada pela publicação The Wall Street Journal, dando conta das intenções da gigante sueca do streaming com um aumento genérico de 1 dólar no plano mensal premium. Na prática, passando de 9,99 dólares para 10,99 dólares por mês.

Preço do Spotify Premium deve aumentar em cerca de 1 dólar / euro

Spotify

Ainda que existam múltiplas alternativas aos serviços do Spotify, veja-se o Apple Música, o Amazon Music, YouTube, Tidal e até o Deezer, nenhuma rivaliza com a popularidade da plataforma sueca. Em simultâneo, é também uma das plataformas com maior catálogo musical disponível, além de bem otimizada para vários sistemas operativos.

Isto dito, é inegável a popularidade do Spotify, seja para ouvir música ou para ouvir podcasts em qualquer lugar. No entanto, tal como ainda recentemente o YouTube subiu o preço do seu YouTube Premium, o plano que inclui também o YouTube Music nos Estados Unidos da América, o mesmo deve suceder com o Spotify Premium.

As informações são avançadas por uma publicação de referência, apontando um aumento para muito em breve do plano pago deste serviço. Assim, em cerca de uma dezena de países (numa primeira fase), o plano Premium ficará um pouco mais caro.

Preço do Duo, Estudante Premium e Família sem alterações

Por outro lado, para já isto é, os planos Duo, Família e Estudante Premium não deverão sofrer alterações, ou seja, sem aumentos de momento segundo a mesma fonte. Também numa primeira fase, a empresa sueca aproveitará para apurar o impacto deste aumento junto dos seus assinantes.

Importa também frisar que os atuais preços do Spotify Premium não são revistos há cerca de uma década. Porém, aproveitando a subida geral do custo médio de vida, vulgo inflação, também este serviço deverá rever os seus preços com este aumento geral.

A empresa sueca estará a tomar as medidas necessárias para garantir a rentabilidade e sustentabilidade das suas operações. É também o reflexo das medidas empregues pela Apple, Google e outras concorrentes que seguiram cursos similares para melhorar a rentabilidade dos serviços prestados.

Em suma, é muito provável que a seguir aos Estados Unidos da América, também na Europa se faça sentir este aumento de preços para o plano premium deste serviço. Por fim, também em Portugal se deverá fazer sentir, mais tarde ou mais cedo, esta mesma medida.

Breaking: Spotify plans to raise its subscription price in the U.S. by $1. Other price increases are likely to roll out in dozens of markets globally in the coming months. https://t.co/yKbk1Syjf6

— The Wall Street Journal (@WSJ) 21 de julho de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.