Farto do Facebook? Aprende como eliminar definitivamente a conta

Miguel Oliveira
Miguel Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Eliminar a conta do Facebook, ou de outras redes sociais, é uma medida já ponderada, ou mesmo adotada, por inúmeros utilizadores, depois de terem vindo a público casos graves de brechas de segurança e uso e acesso indevido aos dados dos utilizadores.

O mais mediático terá sido sem dúvida o que envolveu o Facebook, a Cambridge Analytica e a manipulação de conteúdos, alegadamente interferindo com as eleições presidenciais Americanas.

Foi uma operação que afetou utilizadores em todo o mundo, acabando por levar muitos deles a abandonar a rede. Passamos então a descrever o processo.

Eliminar definitivamente, a conta do Facebook

O processo é bastante simples, mas está um pouco obscurecido, bastando no entanto recorrer ao Centro de Ajuda para encontrar o que pretendemos. Para tal, no canto superior direito da página, clica no ponto de interrogação e pesquisa por “eliminar conta”.

Ao clicar nessa opção somos levados para uma página onde surgem várias instruções e em que podemos eliminar por completo a nossa conta seguindo estes passos:

  1. Clica na seta no canto superior direito de qualquer Página do Facebook.
  2. Clica em Definições;
  3. Clica em As Tuas Informações do Facebook na coluna da esquerda;
  4. Clica em Eliminar Conta e Informações e, em seguida, clica em Eliminar a Minha Conta.
  5. Introduz a tua palavra-passe, clica em Continuar e, em seguida, toca em Eliminar Conta.

Se por ventura te arrependeres, há um período de até 30 dias para cancelar o processo. Na realidade os dados podem levar até 90 dias até serem completamente removidos havendo, no entanto, casos em que os conteúdos permanecem na plataforma, particularmente mensagens que ficam guardadas do lado do remetente/destinatário, consoante o caso.

Para cancelar a eliminação, basta fazer login normalmente, dentro do prazo atrás mencionado. Falando em mensagens, se por acaso eliminaste alguma importante, podes ver aqui como tentar a recuperação em alguns dos principais serviços, Facebook Messenger incluído.

Há uma alternativa, a desativação

Desativar a conta é um procedimento temporário. Pode ser uma boa opção caso não estejas totalmente decidido a terminar a utilização do serviço, ou se ainda tiveres dúvidas sobre a sua utilidade.

Basta então seguir as indicações na página de ajuda:

  1. Clica em Definições da Conta no canto superior direito de qualquer Página do Facebook.
  2. Seleciona Definições.
  3. Clica em Geral, na coluna esquerda.
  4. Clica em Gerir a Tua Conta e, em seguida, clica em Desativar a Tua Conta e segue as instruções para confirmares.

Neste caso, toda a informação do utilizador fica oculta da rede. Não surgirás nas pesquisas, a cronologia fica oculta, mas com a vantagem de ser um processo totalmente reversível.

Por isso podes mudar de ideias a qualquer momento, e à semelhança do cancelamento da eliminação da conta, basta um login para restaurar tudo novamente.

Esta é na realidade a opção ideal para quem pretende continuar a utilizar funcionalidades como o Messenger ou a beneficiar do login do Facebook noutras plataformas, como o Spotify, jogos ou Pinterest por exemplo.

Os dados continuarão na rede, mas o teu perfil fica indisponível.

Antes de eliminar a conta do Facebook

A rede criada por Mark Zuckerberg permite que possamos guardar localmente todo o nosso histórico de conteúdos.

Podem existir momentos importantes, capturados por nós ou por algum amigo, e que gostaríamos de poder manter. Ao descarregar uma cópia dos nossos dados, podemos depois inspecionar toda a informação e guardar algo que tenha valor para nós.