7 editores de fotos online grátis para retocares as tuas fotografias

Pedro Ferreira
Pedro Ferreira
Tempo de leitura: 4 min.

Para ajustar uma foto, aplicar um filtro à imagem, fazer um recorte precisamos sempre de um editor de fotos. Com estes editores online não precisas de fazer qualquer tipo de download, instalação ou pagamento.

Estes são alguns dos melhores editores de fotos online disponíveis. Grande parte deles podem ser usados no smartphone, mas recomendamos o uso no PC.

1. Pixlr

editores-fotos-online-gratis

Prós:

Variedade de recursos e ferramentas
Fácil de usar
Permite ficheiros RAW

Contras:

Demasiados anúncios

Este editor online contém todas as ferramentas e funções básicas que o Adobe Photoshop pode oferecer. Uma das grandes vantagens que o diferencia dos restantes editores é o suporte a arquivos de formato RAW.

No site principal do Pixlr, está disponível uma versão mais simplificada, o Pixlr Express. Contém menos ferramentas e é desenhado para edições mais rápidas.

Experimenta o Pixlr ou a versão mais simplificada, o Pixlr Express.

2. Fotor

editores-fotos-online-gratis

Prós:

Imensos filtros e efeitos visuais
Intuitivo
Permite ficheiros RAW

Contras:

Anúncios potencialmente intrusivos
Algumas funções são desbloqueadas após pagamento

O Fotor é muito bom e é adequado para iniciantes por ser tão simples de usar. Oferece a possibilidade de editar fotos e criar colagens de maneira simples e rápida.

Com uma interface amigável e intuitiva podemos usar este editor para rápidas alterações e edições básicas. O Fotor inclui suporte para língua portuguesa, que facilita o processo de edição.

3. Adobe Photoshop Express

editores-fotos-online-gratis

Prós:

Filtros
Design

Contras:

Necessitas do Flash Player para usar
Suporta apenas imagens JPG e um tamanho máximo de 16 MB

É uma versão simplificada e mais leve do Adobe Photoshop, que é desenvolvida para ser usada num navegador de Internet. Com um kit de ferramentas maior e mais completo do que a versão para instalação do Photoshop Express.

Suporta apenas imagens no formato JPG e um tamanho máximo de 16 MB. O uso das camadas (Layers), é mais confuso nesta versão, contudo é um editor muito completo e fácil de manusear para quem utiliza o Photoshop no computador.

Usa o Photoshop Express para editares as tuas fotos com o este Photoshop versão "lite".

4. iPiccy

editores-fotos-online-gratis

Prós:

Correção de cores
Vasto leque de funções

Contras:

Publicidade e anúncios em excesso
Necessário fazer login pelo Facebook

É um dos editores mais populares na Internet para retoques básicos. É gratuito e a principal vantagem do iPiccy, é o acesso quase completo a todas as ferramentas.

Para usarmos este editor é necessário efetuar o login pelo Facebook. Pode ser uma desvantagem para muitos utilizadores, mas a partilha de imagens torna-se mais simples.

O iPiccy é um dos editores mais usados para rápidas alterações e criação de efeitos.

5. Canva

editores-fotos-online-gratis

Prós:

Inclui armazenamento cloud gratuito

Contras:

Não inclui ferramentas de edição manual

O Canva é ideal para criar cartões, pósteres, convites e algumas edições, sem dificuldade e de maneira intuitiva. A versão gratuita é perfeita para utilizadores mais básicos e depois do registo receberás 1 GB de armazenamento na cloud, para gravares os teus projetos.

Para edições profissionais existe a variante Canva for Work que inclui mais ferramentas e armazenamento ilimitado na cloud.

6. BeFunky

editores-fotos-online-gratis

Prós:

Permite gravar e continuar o projeto mais tarde
Ferramentas úteis disponíveis

Contras:

Publicidade e anúncios intrusivos
Recursos limitados

BeFunky é gratuito, mas com recursos muito limitados. De modo geral, o editor tem funções básicas como o corte, correção de cor, filtros de alinhamento e efeitos. Contudo, o maior problema do editor é o conteúdo, visto que 70% do conteúdo é pago.

Além de ser um editor de fotos, o BeFunky inclui diferentes módulos para criar colagens e design gráfico. Para isso, a história repete-se e terás que pagar para aceder a esse conteúdo.

Experimenta o BeFunky de forma gratuita.

7. Photopea

editores-fotos-online-gratis

Prós:

Funciona em qualquer browser
Suporta ficheiros PSD
Sistema de layers muito bom e preciso

Contras:

Pequenas falhas no desempenho

Photopea é um de editor de fotos alternativo ao Photoshop, isto porque o design e interface são muito idênticos para qualquer pessoa que já tenha usado o Adobe Photoshop. Destaca-se pela quantidade de ferramentas de edição e pelo facto de usarmos este editor num browser, de forma gratuita.

Suporta arquivos PSD, o que é ótimo, mesmo para utilizadores profissionais que precisem de fazer uma rápida edição, mas que não tenham o computador pessoal consigo.

Não é complexo, mesmo assim, tem ferramentas mais avançadas e o sistema de layers é realmente muito bom e preciso.

O Photopea é uma ferramenta essencial para quem procura um editor com ferramentas de edição mais avançadas.

Se gostas de registar todos os teus momentos, inclusive vídeos, conhece os melhores editores de vídeo gratuitos e fáceis de usar.

Pedro Ferreira
Pedro Ferreira
O amor pela tecnologia e gaming surgiu quando recebeu o primeiro computador em 2001. Concluiu o curso Tecnológico de Informática e ingressou na Worten com a especialidade de Áudio e Imagem, HI-FI. Gosto que se desenvolveu em conjunto com a tecnologia e que perdura até aos dias de hoje!