Donald Trump volta a estar envolvido em mais uma polémica que envolve o TikTok, depois de ter sido "trolado" por centenas de adolescentes e fãs da cultura K-Pop. Já foram muitas as campanhas para tentar banir o TikTok dos Estados Unidos (e vários outros países), no entanto a mais recente ação de Donald Trump foi tudo menos honesta.
Através de uma campanha de publicidade no Facebook e Instagram, afirmam que o TikTok está a espiar os utilizadores e incentivam todos os seus apoiantes a assinar uma "petição" para banir a rede social dos Estados Unidos. No entanto, quando os utilizadores clicam no anúncios, são redirecionados para uma página que revela claramente o verdadeiro objetivo da campanha.
A página da dita petição não passa de um simples inquérito, onde os utilizadores são convidados a responder à simples pergunta "Achas que o TikTok devia ser banido dos Estados Unidos?". O objetivo de Donald Trump é revelado nas informações que o utilizadores precisa de ceder para enviar a sua resposta:
- Nome
- Apelido
- Código postal
- Número de telefone
Donald Trump aproveita-se da polémica do TikTok para enganar os norte-americanos!
Obviamente, qualquer utilizador menos atento vai pensar que ao responder a este inquérito estará realmente a ajudar uma campanha que poderá vir a banir a rede social dos Estados Unidos, o que claramente não é o caso. Em vez disso, estarão apenas a dar acesso aos seus dados pessoais ao comité Trump Make America Great Again, que apoia a sua re-candidatura.
Tornando esta campanha ainda mais dúbia, o site Bloomberg revela que além destes anúncios terem sido pagos pelo dito comité, apresentam filtros que dão ainda mais força a estas suspeitas. A campanha está a focar-se em utilizadores entre os 18 e 64 anos, e a grande maioria das visualizações proveem de utilizadores em dois dos mais importantes estados, Texas e Florida.
Ainda que os motivos para suspeitar do TikTok sejam mais que válidos, não ficam grandes dúvidas de que Donald Trump está apenas a aproveitar-se para "roubar" dados privados aos utilizadores para adicionar à sua mailing list. Garantido é que, durante os próximos dias/semanas, todos os utilizadores que responderem a este inquérito vão começar a ser bombardeados com emails referentes à campanha eleitoral de Donald Trump.
Editores 4gnews recomendam:
- Estados Unidos fazem o derradeiro ultimato ao TikTok! Isto se quiserem evitar banimento
- Instagram vai copiar o TikTok! Entende como
- Skype no iOS vai ter função de privacidade que vais adorar!